UFSM é a universidade latino-americana que mais atua no combate à fome, de acordo com ranking THE

Instituição também é a melhor do Brasil na erradicação da pobreza e na difusão dos ODS

A revista britânica Times Higher Education (THE) divulgou nesta quinta-feira (01) o THE Impact Ranking, publicação que avalia as instituições no que se refere ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Na América Latina, a UFSM aparece em primeiro lugar no combate da fome e desenvolvimento da agricultura sustentável. No Brasil, figura na 1ª posição na promoção de pesquisas e ações voltadas para a erradicação da pobreza e na implementação e difusão dos Objetivos.

Atuação de destaque

A melhor posição alcançada pela Universidade é no Objetivo 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, em que ocupa a 1ª colocação na América Latina e a 24ª mundial, entre 647 instituições avaliadas. Neste ODS, são verificadas as pesquisas das universidades sobre fome, ensino sobre sustentabilidade alimentar e compromisso no combate ao desperdício de alimentos, tanto dentro dos campi como em suas regiões de abrangência.

A novidade é que, em 2023 a Instituição também alcançou o primeiro lugar no país em outros dois Objetivos, o 1 e o 17.  No ODS 1 – Erradicação da Pobreza, foi avaliada a pesquisa realizada nas universidades sobre pobreza e suas atuações e suporte para estudantes e cidadãos pobres das comunidades locais.

Outro resultado de destaque é no Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Neste quesito a UFSM teve um crescimento considerável nos últimos anos. Em 2021 atingiu a pontuação de 28,7, em 2022 teve 65,7 pontos e, agora, alcançou 84,5 pontos, ocupando a 1ª posição no Brasil. A avaliação que levou a esse índice analisa as formas pelas quais as universidades apoiam os ODS através da colaboração com outros países, promoção de melhores práticas e publicação de dados.

Rudiney Soares Pereira, que lidera o grupo da Agenda 2030 na UFSM, avalia os resultados de forma muito positiva, já que percebe, em pouco tempo, um grande progresso nos índices da Universidade. “Esses resultados significam grande avanço na qualidade da informação e no comprometimento de toda a comunidade da UFSM, das gestões, das diferentes unidades e de todos aqueles que estão se empenhando na implementação da Agenda 2030 e no cumprimento dos ODS. Agora, é analisar profundamente esses dados para que possamos orientar nossa atuação no sentido de melhorarmos ainda mais nosso trabalho e continuarmos crescendo em rankings futuros”, completa.

THE Impact Ranking

O Times Higher Education é um dos mais conceituados levantamentos internacionais do Ensino Superior. Essa é a quinta edição do ranking que avalia as universidades em relação aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, levando em consideração quatro grandes áreas de atuação: pesquisa, administração, extensão e ensino.

Resultados completos, metodologia e demais informações sobre o ranking estão disponíveis no site do THEMais informações sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no site da Pró-Reitoria de Extensão.

Texto: Mariana Henriques, Agência de Notícias