Husm fará coleta de medula de morador da região e enviará para paciente compatível nos EUA

Um homem de 34 anos, morador de Caxias do Sul (RS), será internado nesta terça-feira (20) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) para realizar coleta de medula óssea, no dia seguinte (21), que será enviada para um paciente da Califórnia, nos EUA.

O homem, que também é doador de sangue, está cadastrado no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, ao ter os dados clínicos cruzados com o Registro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), o sistema detectou a compatibilidade.

A chance de encontrar um doador fora da família varia de uma para 10 mil a uma para 1 milhão, dependendo da herança genética. Se for um tipo mais frequente, a chance é uma em 10 mil. Se for um tipo raro, será uma em 1 milhão. De qualquer modo, é sempre difícil encontrar um doador compatível.

Após a coleta, a ser realizada em bloco cirúrgico, um representante da empresa transportadora especializada fará o transporte terrestre e aéreo até o hospital onde será realizado o transplante. O material vai em caixa térmica com controle de temperatura, mas não vai congelado.

Em 2022, o Husm realizou 29 transplantes de medula óssea.

O Husm faz parte da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh foi criada em 2011 e atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Texto: Assessoria de Imprensa do Husm