38° Festival Internacional de Inverno da UFSM é lançado em Vale Vêneto

O evento busca integrar a região da Quarta Colônia com a Universidade, por meio da música

Na última quarta-feira, 21 de junho, ocorreu o lançamento da 38ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM (FIIUFSM) e da 38ª Semana Cultural Italiana, marcadas para ocorrer entre os dias 23 e 30 de julho. Desde 1986, Vale Vêneto, local dos eventos, e UFSM se juntam para promover uma série de atividades que resgatam as origens culturais da região e o ensino da música, contando com o apoio da Prefeitura de São João do Polêsine e da University of Georgia, dos Estados Unidos, contribuindo para a integração de pessoas não só de Santa Maria, mas até de fora do país.

Ao longo desses 38 anos de Festival, o evento recebe, além de alunos brasileiros, estudantes vindos da Argentina, Uruguai, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, que podem contar também aulas ministradas por professores vindos de inúmeras escolas de música internacionais, como da Europa, do Oriente Médio, da América Latina e dos Estados Unidos. Para além disso, por meio da parceria com a University of Georgia, estudantes que participam do FIIUFSM podem concorrer a três vagas de intercâmbio no período de janeiro a março de 2024.

Programação

Dentre as atividades previstas para acontecer no Festival, haverá oficinas de música com violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, percussão, piano, orquestra sinfônica e educação musical.

Confira abaixo, quem serão os professores do 38° FIIUFSM:

Violino: Monte Belknap (Brigham University)
Viola: Gabriel Marin (OSUSP)
Violoncelo: David Starkweather (University of Georgia)
Contrabaixo: Milton Masciadri (University of Georgia)
Flauta transversal: Lucas Robatto (UFBA)
Oboé: Roberto Carlos di Leo (UFPB)
Clarineta: Daniel Silver (University of Colorado – Boulder)
Fagote: Ronaldo Pacheco (OSUSP)
Trompa: Nikolay Genov (OSESP)
Trompete: Jason Bergman (Indiana University)
Trombone: Marcos Flávio (UFMG)
Percussão: César Traldi (UFU)
Piano: Alan Woo (University of Georgia)
Piano: Ana Flávia Frazão (UFG)
Educação musical: Magda Pucci (Grupo Mawaca)

Somado às oficinas, acontecerão concertos gratuitos e abertos ao público diariamente, oficinas de musicalização para crianças (cuja inscrição gratuita deve ser feita diretamente na secretaria do Festival), e curso de formação continuada em música para professores de educação infantil.

Veja o cronograma de atividades em detalhes, abaixo:

• Cerimônia de Abertura do 38º FIIUFSM: dia 23 de julho às 10h na Igreja Matriz em Vale Vêneto.
  • Credenciamento: dia 23 de julho, a partir das 18h, na Secretaria do FIIUFSM em Vale Vêneto.
  • Início das oficinas: dia 24 de julho às 8h e 30 min.
  • Concerto da Orquestra do Festival: sábado 29 de julho, 16 horas.
  • Concerto de Encerramento do FIIUFSM: dia 30 de julho às 20 horas no Teatro do Centro de Convenções da UFSM. Com a participação dos professores convidados. Entrada gratuita.

Saiba mais informações sobre o evento aqui.

Texto: Laurent Keller, acadêmica de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias.
Edição Mariana Henriques, jornalista