UFSM será sede de simpósio sobre produção agrícola com foco em frutíferas

Em sua primeira edição, o evento promove encontro entre pesquisadores, produtores e estudantes para desenvolver a fruticultura na região

Nos dias 7 e 8 de julho, o Centro de Convenções da UFSM sediará o 1º Simpósio de Produção Agrícola: Tópicos em Produção de Frutas. O evento é organizado pelo Grupo de Estudo de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos no Solo (Gepaces), pela coordenação do Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM e por uma gama de colaboradores. O evento tem por objetivo discutir tendências e avanços do setor com produtores, técnicos e estudantes, levar conhecimento técnico e científico para a sociedade e incentivar o desenvolvimento da produção de fruticultura na região. Ao longo da programação, serão abordadas práticas de produção de frutas, estratégias de comercialização, técnicas para realizar a adubação e calagem do solo, avaliação do estado nutricional de plantas, uso de bioprodutos e manejo de frutíferas.

O coordenador do Gepaces, o agrônomo Gustavo Brunetto, destacou a importância da ocasião, na qual será possível amplificar “a soma de pesquisas, geração de conhecimento e preocupação com extensão e divulgação de resultados”. Segundo o coordenador do Curso Técnico em Fruticultura, Gustavo Pinto da Silva, a divulgação de pesquisas colabora com a comunidade geral e incentiva a produção e o consumo de frutas e hortaliças. “O evento reforça nosso papel de contribuir na formação de pessoas para atuar na cadeia produtiva. É o momento de tirar do anonimato as ações desenvolvidas no ramo”, declarou o professor.

A programação do primeiro dia do evento, 7 de julho, tem início às 7h, com o credenciamento, e se encerra às 23h, com um jantar/palestra. Na ocasião, sob mediação do professor Gustavo Pinto da Silva e da engenheira agrônoma Edicarla Trentin, serão debatidos os seguintes assuntos: “Como acessar o mercado das frutas?” e “Como nutrir as frutíferas?”. No dia 8 de julho, o evento começa às 8h20min, com abordagens sobre “Bioprodutos na produção de frutíferas”, e termina às 17h15min, após rodas de conversa sobre “Como cultivar frutíferas no Rio Grande do Sul?”. Os debates serão mediados pelos professores Cledimar Rogério Lourenzi e Leandro Hahn.

Para participar da troca de conhecimentos e experiências é necessário inscrever-se por meio do site do evento; lá, também é possível encontrar a programação de forma detalhada. Para mais informações e programação completa, basta seguir o perfil do simpósio no Instagram.

Texto: Assessoria de Comunicação do Colégio Politécnico