Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrição na lista de espera do SiSU e confirmação de vaga da chamada regular vão até terça (4)

Manifestação deve ser feita acessando o boletim do candidato



Candidatos do SiSU 2023/2ª Edição que não foram classificados em nenhuma das suas duas opções de curso podem, até a próxima terça-feira (4), manifestar interesse em participar da lista de espera. A manifestação deve ser feita acessando o boletim do candidato, no site sisu.mec.gov.br, e seguindo as instruções até o final.

Em breve, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM divulgará, no site ufsm.br/sisu, o edital da primeira chamada oral da lista de espera. O edital trará o quadro de vagas que sobraram da chamada regular do SiSU, organizado por curso e cota, bem como orientações para realização da habilitação.

A habilitação consiste no envio prévio da documentação digitalizada via Portal UFSM, dentro do prazo estipulado no edital, por todas as pessoas inscritas na lista de espera. Somente candidatos que realizarem a habilitação concorrerão às vagas da lista de espera do SiSU.

Chamada regular

A confirmação de vaga para quem foi classificado na chamada regular do SiSU também segue até o dia 4 de julho. Os candidatos devem ler as orientações do Edital 067/2023-Prograd para acessar o Portal de Confirmação de Vaga da UFSM e realizar o envio digital da documentação, de acordo com a opção por cota ou ampla concorrência. Os modelos de documentos encontram-se junto ao edital, no formato PDF.

O acesso ao portal se dá por CPF e data de nascimento, não sendo necessário preencher o campo número de inscrição.

Em caso de dificuldades com o sistema, o candidato deve acessar as orientações do site ufsm.br/sisu, que recomenda experimentar outro navegador ou dispositivo (computador, smartphone ou tablet), bem como reduzir o tamanho dos arquivos. Também é recomendável verificar a conexão com a internet e não usar arquivos diretamente de serviços de nuvem, como Google Drive e Dropbox, mas baixá-los antes para o aparelho.

No dia 5 de julho, será publicado, também junto ao edital, o cronograma das webconferências obrigatórias, destinadas às pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou nas cotas destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 ou L14). As webconferências via Google Meet acontecerão no dia 6 de julho. O link de acesso e demais instruções serão enviados ao e-mail de cada candidato(a).

A Prograd recomenda a escolha de ambiente silencioso e iluminado para a realização da webconferência, bem como a testagem prévia dos aparelhos a serem utilizados (qualidade de conexão, microfone, câmera, computador, smartphone ou tablet).

Todas as pessoas classificadas na chamada regular, que realizarem os procedimentos de confirmação de vaga, deverão monitorar diariamente seu e-mail (inclusive caixas de spam e lixo eletrônico), à espera do envio de mensagem informando deferimento ou indeferimento da vaga, o que pode demorar até sete dias úteis, em média.

Como não há prazo fixo previsto para envio dessa mensagem, a checagem deve ser diária. Em caso de deferimento, o candidato receberá e-mail com seu número de matrícula e instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil.

A matrícula nas disciplinas do semestre para calouros será feita automaticamente pela UFSM e gradualmente aparecerá no Portal Estudantil do acadêmico. Para mais informações sobre turmas, salas, horários, prédios e disciplinas, o estudante deverá entrar em contato com a secretaria ou coordenação de seu curso, pelos contatos publicados no site do respectivo curso, em ufsm.br/graduacao.

Em caso de indeferimento, o e-mail vai comunicar as razões e listar quais os documentos e informações estão incorretos ou incompletos. O e-mail vai informar também um breve prazo para novo acesso ao Portal de Confirmação de Vaga, contado a partir do envio do e-mail, para que o candidato anexe o que foi solicitado.

Todas as informações e orientações estão no site ufsm.br/sisu. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail copa.sisu@ufsm.br ou à página “Confirmação de Vaga – UFSM” no Facebook.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62792

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes