Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa da UFSM e Embrapa mostra que o trigo absorve mais CO2 do que emite

Cultura apresentou “balanço negativo” de carbono, ajudando a reduzir gases de efeito estufa



foto colorida horizontal mostra uma extensão de terra que é para ser uma lavoura, com palha na terra, ao fundo uma área de mata, coxilhas, em um dia nublado, e em destaque um equipamento que parece uma placa solar em um tripé com uma antena em cima
Torre de fluxo captou os dados em uma lavoura em Carazinho

Uma pesquisa realizada pela UFSM e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apontou que o trigo tem condições de absorver mais carbono do que emite, contanto que bem manejado, com a redução ao máximo dos períodos de entressafra (pousio), em que o solo fica sem outros cultivos. Com o objetivo de avaliar as diferenças entre emissão e retenção de carbono no sistema de produção trigo-soja, quantificando os fluxos de CO2 em uma lavoura comercial de grãos, o estudo apontou que, durante o ciclo produtivo, o trigo atua como “descarbonizante”, ajudando a reduzir os gases de efeito estufa da atmosfera.

Os resultados deram origem ao artigo “CO2 flux in a wheat/soybean succession in subtropical Brazil: a carbon sink”, de autoria do então doutorando em Física da UFSM Gustavo Pujol Veeck e de outros pesquisadores, entre os quais o doutorando de Meteorologia da UFSM Tiago Bremm, a professora Lidiane Buligon, do Departamento de Matemática, o professor Rodrigo Josemar Seminoti Jacques, do Departamento de Solos, e a professora Débora Regina Roberti, do Departamento de Física, orientadora de Gustavo.

Débora explica que a UFSM já executou estudos semelhantes, mas este foi o primeiro em uma lavoura comercial, de dimensões maiores, e não em áreas experimentais. À Universidade coube o processamento dos dados coletados por pesquisadores da Embrapa Trigo em uma lavoura em Carazinho por meio de uma torre de fluxo. De acordo com a professora, a torre de fluxo, que abrange uma área de 30 a 40 hectares, permite uma resposta rápida sobre os fluxos de gases no sistema, gerando uma sólida base de dados em apenas um ano, enquanto outras técnicas de campo demandam até mais de cinco anos para uma resposta segura em relação ao balanço de carbono no ambiente.

Trigo “descarbonizante”

O balanço de carbono foi registrado em cada etapa do sistema de produção, abrangendo o cultivo do trigo, o pousio de primavera (entre a colheita do trigo e a semeadura da soja), o cultivo da soja e o pousio de outono (após a colheita da soja até a entrada da cultura de inverno). Para avaliar o balanço de CO2, a pesquisa considerou a retenção no sistema de produção e a emissão para a atmosfera, descontado o carbono que foi exportado nos grãos colhidos.

O balanço de carbono em cada etapa da produção de grãos, após descontada a quantidade extraída pelos grãos na colheita, mostrou que o trigo incorporou no sistema 75g de CO2 por metro quadrado (m2); a soja, apenas 3g CO2/m2; e os dois períodos de pousio emitiram 572g CO2/m2.

Assim, o trigo apresentou o que os pesquisadores chamam de “balanço negativo” de carbono, já que a cultura sequestra mais carbono do que emite para a atmosfera. A absorção da cultura do trigo durante o ciclo neutralizou as emissões dos períodos de pousio e garantiu a oferta líquida de 185g CO2/m2, ou seja, 1.850kg CO2 por hectare, comprovando a possibilidade de o trigo atuar como cultura “descarbonizante” na produção de grãos do sul do Brasil, região responsável por mais de 90% do trigo e por 30% da soja produzidos no país.

Os resultados da pesquisa apontam ainda os impactos negativos do pousio no sistema de produção de grãos em relação à emissão de CO2. Em apenas 30 dias, foi capaz de emitir 27% de todo o carbono que o trigo e a soja acumularam em 11 meses de cultivo. Dessa forma, o cultivo de inverno ajuda a equilibrar o sistema, já que a soja absorve praticamente o mesmo valor de CO2 que emite, enquanto o trigo retira CO2 da atmosfera. Alternativas para reduzir ou eliminar o pousio entre as culturas no outono, tornando o balanço de carbono ainda mais negativo, seriam plantas de cobertura, para produção de grãos e de forragens.

 

O trabalho no Laboratório de Gases de Efeito Estufa

Os dados coletados por pesquisadores da Embrapa na torre de fluxo em Carazinho foram analisados no Departamento de Física da UFSM pelo
Laboratório de Micrometeorologia, que recentemente se desmembrou também no Laboratório de Gases de Efeito Estufa. Este laboratório é especialista em estimativa de fluxo de gases do efeito estufa entre uma superfície e a atmosfera obtidos por torres de fluxo através da metodologia “Eddy Covariance” (ou covariância dos vórtices).

Este método estima os fluxos de gases entre uma superfície do solo e a atmosfera, através de uma covariância estatística entre as flutuações temporais da velocidade vertical do vento com as flutuações temporais da concentração de gases. A turbulência é o processo físico responsável por estes fluxos na atmosfera, estudado principalmente na área de micrometeorologia. Como os dados a campo podem ser afetados por intempéries e outros fatores, inúmeras técnicas estatísticas para fechamento de falha e processamento final dos fluxos são necessárias, inclusive redes neurais e inteligência artificial.

Esta metodologia é considerada o estado da arte na estimativa dos balanços de carbono em ecossistemas, pois é capaz de fornecer resultados precisos a cada 30 minutos e medidas contínuas a longo prazo, podendo, assim, determinar fatores de emissão em diferentes etapas na produção, apontando períodos que demandam aperfeiçoamento. 

O resultado, segundo Débora, foi traduzido para uma linguagem simples, acessível ao produtor e à assistência técnica, para que os conhecimentos possam ser adotados na lavoura, visando a um manejo mais eficiente das áreas agrícolas na retenção de carbono em prol de um sistema de produção de grãos mais sustentável.

Para a professora, o estudo mostra que o Rio Grande do Sul tem potencial enorme de absorção de carbono, ficando claro que a rotação de culturas e a cobertura permanente do solo trazem mais benefícios do que impactos ao meio ambiente. “É importante não só a título de pesquisa, mas de política pública, de como encaminhar a agricultura gaúcha, e mostra como a agricultura pode ser sustentável se bem manejada”, destaca.

Este tipo de dado obtido pela pesquisa da UFSM e Embrapa também será fundamental quando o mercado de carbono estiver regulamentado, porque vai indicar se um determinado sistema de produção agropecuário é emissor ou absorvedor de carbono.

Texto: Ricardo Bonfanti, jornalista, com informações da Assessoria de Imprensa da Embrapa
Arte: Assessoria de Imprensa da Embrapa
Foto: Divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-62826

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes