UFSM participa de projeto de aeronave não tripulada com sistema de navegação independente de GPS

O projeto “Navegação multisensores em contexto de degradação de GNSS” foi aprovado em 1º lugar no edital de Inovação para Base Industrial de Defesa

Hoje em dia, encontrar uma rua desconhecida sem o auxílio do GPS (Global Positioning System) pode ser uma tarefa inglória. Pode-se imaginar então o que representaria para a sociedade atual uma eventual interrupção, não só do GPS, como também de qualquer outro Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS, na sigla em inglês). Em tempos – e lugares – de paz, essa pode parecer uma hipótese absurda. Porém, em tempos de guerra, a desativação ou a falsificação de um GNSS pode representar uma arma mortal contra o inimigo. Pensando nisso, um projeto desenvolvido pela UFSM e Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em conjunto com as empresas AEL Sistemas e Aeromot (ambas sediadas em Porto Alegre), visa ao desenvolvimento de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) cuja navegação seja independente do GPS ou de qualquer outro GNSS.

O projeto intitulado “Navegação multisensores em contexto de degradação de GNSS” foi aprovado em 1º lugar no edital de Inovação para Base Industrial de Defesa, promovido pelo Ministério da Defesa em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com prazo de três anos para conclusão, o projeto foi contemplado com recursos de aproximadamente R$ 19 milhões. Deste montante, R$ 2,5 milhões vão para o Grupo de Pesquisa em Engenharia de Sistemas e Complexidade (Gpesc) da UFSM.

Na UFSM, participam do projeto os professores Eduardo Escobar Bürger (coordenador institucional), Andrei Piccinini Legg e Osmar Marchi dos Santos. Ao Gpesc, caberá o desenvolvimento do algoritmo de sense and avoid (“perceber e evitar”, em uma tradução direta), bem como da modelagem, sensores e simulação da aeronave (que será um Vant com asas fixas). Aos pesquisadores da Furg, compete desenvolver capacidades como a de inteligência artificial e visão computacional.

De acordo com Bürger, para a navegação da aeronave, a mesma vai dispor de um mapa digitalizado da região que vai sobrevoar; suas câmeras e sensores servirão para identificar os pontos de referência que constam no mapa. Mencionada acima, a tecnologia de sense and avoid tem como objetivo evitar colisões com obstáculos imprevistos que aparecerem durante o voo, como pássaros, linhas de transmissão de energia, construções e outras aeronaves.

Quando estiver concluída a fase de projeto e simulação do sistema multisensores, toda essa tecnologia será testada e validada na prática, por meio da decolagem, voo e aterrissagem de um Vant equipado com ela. Estima-se que o projeto vai disponibilizar em torno de 10 bolsas para estudantes da UFSM

De acordo com o grupo de professores da UFSM, “o projeto propõe-se a explorar o problema de aeronavegabilidade em áreas com restrições de GNSS com foco em plataformas aéreas não tripuladas. Tal solução deverá ser capaz de prover posição geográfica com precisão, viabilizando a navegação segura frente a restrições de GNSS cada vez mais presentes nos diversos empregos de plataformas aéreas, sejam civis ou militares. Para atingir esse objetivo serão utilizadas tecnologias como inteligência artificial e visão computacional, integrando sensores de diferentes naturezas”.

Texto: Lucas Casali

Arte gráfica: Daniel de Carli