Aluna da UFSM conquista mais duas medalhas e a vaga para o Sul-Americano de Atletismo

Jaqueline Weber ganhou no Troféu Brasil a medalha de bronze nos 800 e nos 1.500 metros rasos

Além das adversárias brasileiras, Jaqueline Weber enfrentou em Cuiabá o calor de quase 35ºC (foto: Wagner do Carmo)

A mestranda em Gerontologia Jaqueline Weber foi uma das representantes da UFSM no 42º Troféu Brasil de Atletismo. A principal competição de clubes da América Latina ocorreu pela primeira vez na capital do Mato Grosso, Cuiabá. O evento ocorreu no Centro de Treinamento da Universidade Federal do Mato Grosso e teve a participação de mais de 750 atletas de todas regiões do país.

Além das adversárias brasileiras, Jaque enfrentou o calor de quase 35ºC. Após se classificar na semifinal na sexta (7), voltou para a pista no sábado (8), para a disputa da final dos 800 metros, conquistando a medalha de bronze.

“Foi uma prova bem diferente do que eu imaginei. O começo lento tornou a segunda volta em ritmo de muita velocidade. E abriu margem para mais atletas. Não gostei muito da colocação e tempo final, porém garanti a vaga para o Sul-Americano, já que continuo com a melhor marca do ano do Brasil (e também da América do Sul). O Sul-Americano é muito importante para a corrida olímpica”, afirma Jaqueline.

No domingo, Jaque voltou para a final dos 1.500 metros, conquistando novamente o bronze. “Senti um pouco os resquícios da prova dos 800 metros e também do calor de Cuiabá. Mas não tive medo de me impor e trazer mais essa medalha para a AMO (Associação Medalha de Ouro)”.

Jaque é a única atleta que se mantém no pódio da competição nas duas distâncias desde o ano de 2021, e comemora essa constância. “A solidez do nosso trabalho nos dá muita confiança para os grandes objetivos. Ficamos agora no aguardo da convocação oficial da Confederação Brasileira”, destaca a atleta.

O outro atleta e aluno de graduação da Educação Física da UFSM que participou da competição foi Gustavo Wagner Dalla Favera, competindo nas provas de velocidade de 100 e 200 metros rasos e conquistando as 22ª e 24ª colocações, respectivamente.

O coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems), professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, destaca a importância de atletas e alunos da UFSM de alto rendimento competindo em alto nível.

“Esse movimento que estamos construindo é um caminho importante na afirmação de uma futura política de esportes e lazer para a instituição. Isso é alavancado com obras de infraestrutura, como, por exemplo, a pista de atletismo e a academia de musculação, mas sem dúvidas será ampliado gritantemente com a implementação da Política de Ingresso de Atletas de Alto Rendimento ao Ensino Superior (Piares), que em breve deverá oferecer vagas na UFSM para essa parcela da população e, em pouco tempo, mudará o esporte do Brasil por meio da educação.”, afirma o professor.