Estudante da UFSM é selecionada em programa de bolsa de estudos do governo canadense

A mobilidade ocorrerá ainda em 2023 e tem como destino a Universidade de Montreal

Lara é estudante do curso de Letras – Inglês e irá realizar um intercâmbio ao longo do segundo semestre de 2023 em Montreal, no Canadá (Foto: Arquivo pessoal)

No mês de junho, a estudante Lara Portella, do curso de Licenciatura em Letras – Inglês da UFSM, foi selecionada pelo Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), um programa do governo do Canadá que oferta bolsas de estudo a estudantes para realização de mobilidade em instituições do país. As vagas para o ELAP são concorridas e a última seleção de um estudante da UFSM tinha sido em 2019. Lara foi aprovada para um período de mobilidade na Universidade de Montreal (UDeM), que é conveniada à UFSM e está disponível para intercâmbio por meio de convênios bilaterais. A viagem deve acontecer ainda em 2023 e a duração da mobilidade é de um semestre.

O sonho de estudar no exterior

A estudante da UFSM relata que durante todo o período de sua graduação sempre teve o sonho de estudar no exterior. Ela conheceu o ELAP por meio do site Partiu Intercâmbio, uma iniciativa que ajuda a democratizar o conhecimento e o acesso a oportunidades de mobilidades e bolsas de estudo para alunos brasileiros. Lara concorreu pela primeira vez ao ELAP em 2022, mas não foi selecionada. Ela comenta que essa negativa serviu como um incentivo para continuar tentando, de forma que, em sua segunda candidatura, em 2023, ela estava mais preparada e foi selecionada.

Para que conseguisse realizar sua viagem, inicialmente Lara candidatou-se a uma vaga na instituição desejada. Com o aceite, esteve apta para concorrer à bolsa. Dentro da UFSM, teve o auxílio da Secretaria de Apoio Internacional  (SAI) com orientações sobre o processo e encaminhamento dos documentos necessários. Foi feita, então, a  carta de nomeação, que é o documento essencial de intercâmbio de estudantes da UFSM, e a tradução de documentos acadêmicos.

Sobre o processo, ela destaca a importância de estar atenta aos prazos e requisitos: “Inicialmente, li todo o site da bolsa e fiz um checklist com os documentos que precisaria. Além disso, contatei a Universidade de Montreal para certificar de que eles estariam participando do ELAP esse ano e para saber do prazo interno, visto que cada universidade estabelece os seus próprios prazos”, explica.

Lara conta que devido ao interesse prévio de participar de experiências no exterior, dedicou-se desde o início da graduação a diversas oportunidades extracurriculares, como projetos de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo da estudante era enriquecer o currículo acadêmico, o que contribuiria no momento da candidatura.

Agora, aprovada, a acadêmica afirma estar animada para vivenciar a cultura canadense, principalmente em relação ao contato com a língua francesa e à multiculturalidade que o Canadá oferece. Ela ainda incentiva a candidatura de mais estudantes da UFSM e salienta que está muito orgulhosa em representar o curso de Letras: “O estudo e pesquisa em linguagem e literatura são tão importantes para a nossa sociedade quanto os outros saberes, e há países que se preocupam em incentivá-los. Espero que mais estudantes de letras, artes e humanas no geral se sintam encorajados a buscar e tentar essas oportunidades”, finaliza.

Apoio para realização de mobilidade internacional

A Secretaria de Apoio Internacional (SAI) da UFSM é responsável por dar suporte aos estudantes interessados em realizar mobilidade acadêmica. O setor atua na pré-seleção de alunos interessados dentro da UFSM, fazendo uma ponte entre as universidades de origem e destino.

Semestralmente, a SAI lança editais com as possibilidades de mobilidades. São duas opções, por convênios bilaterais com as universidades parceiras, que podem ser consultadas no site, ou através AUGM, que é restrita à América Latina e as informações específicas também estão disponíveis no site

Além disso, o setor atua no auxílio e orientação sobre as mobilidades de forma geral e realiza tradução de documentos institucionais, que podem ser solicitados por qualquer membro da comunidade da UFSM, inclusive egressos, independente de realização de intercâmbios, de forma gratuita. Oportunidades relacionadas ao exterior e à internacionalização também são divulgadas através do Calendário Internacional e pelo Instagram da SAI.

Dúvidas sobre o tema podem ser enviadas para o e-mail sai.comunicacao@ufsm.br ou respondidas presencialmente na sala 739, no sétimo andar da Reitoria.

Com informações da Secretaria de Apoio Internacional