Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Diferentes ritmos e estilos musicais embalam o público na Calourada de Inverno

Em sua segunda edição, o primeiro dia da Calourada atraiu cerca de 12 mil pessoas



Atrações seguem na Gare até quinta-feira (10)

Com início na segunda-feira (07), a Gare da Estação voltou a reunir estudantes em mais uma edição da Calourada. Desde março deste ano, o local é o espaço escolhido para sediar a tradicional festa de recepção aos calouros de Santa Maria, que antes ocorria na Praça Saturnino de Brito, conhecida como Praça do Brahma. Neste semestre, a expectativa é que o evento atraia um grande número de pessoas, como em sua primeira edição. Na primeira noite, cerca de 12 mil pessoas já circularam no local. 

Organizada em uma parceria entre Prefeitura de Santa Maria, UFSM e outros setores da sociedade civil, a festa conta com uma extensa estrutura de 4 mil m², com palco, barracas de venda de alimentos, banheiros químicos, além de um espaço para teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis. A integrante do Diretório Central dos e das Estudantes (DCE), Natália de Souza, conta como foi pensar a segunda edição do evento: “esse semestre já estávamos mais seguros. Por conta da primeira edição, sabíamos que os estudantes iriam aderir. Nos preparamos, organizamos e esperamos que o pessoal aproveite”, relata. 

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, relatou como foi idealizada a estrutura do evento: “por conta da previsão de chuva, fizemos uma parte coberta e mobilizamos um grande aparato de segurança pública para cá”, conta. Os calouros e calouras que estiveram pela Gare, aproveitaram a recepção: “eu tenho expectativas muito boas, achei muito legal que Santa Maria tem uma programação para receber os bixos, é um diferencial da cidade”, diz Fabiane Taís München, nova estudante de Fisioterapia da UFSM. Quem também aproveitou a festa foi Helena da Silveira Siqueira: “eu estou gostando muito, apesar do frio, conseguimos aproveitar”, conta a bixo de Odontologia da UFN. 

Cidade Cultura

Cerca de 12 mil pessoas circularam no primeiro dia de evento

Por muitos anos Santa Maria foi conhecida como “Cidade Cultura”. O título veio por conta do trem que ligava a cidade aos outros cantos do estado e possibilitava um maior contato com diferentes públicos e manifestações culturais. A Calourada, que neste ano conta majoritariamente com artista santa-marienses, lembra os participantes desse nome: “Santa Maria tem um capital humano de artistas, produtores, gente inquieta fazendo arte, e cabe ao poder público abraçar essas ideias”, diz Yuri ML, integrante da banda Baile do Milho Verde.

A banda, que trouxe forró para o palco da festa, se mostrou animada com o show e com a projeção que o evento ganha na cidade: “a Calourada, promovida pela Prefeitura em parceria com as entidades estudantis e com as universidades, é a chance que a gente tem de colocar esse evento nos roteiros dos eventos estaduais”, enfatiza Yuri. Antes de entrarem no palco, os integrantes ainda completaram com a frase “Vida longa à Calourada”.

A principal atração da noite foi a banda porto-alegrense Chimarruts, escolhida por voto popular em uma enquete disponível no Instagram da Prefeitura. Donos de grandes sucessos e parcerias, a banda esteve pela última vez em Santa Maria há sete anos e retornou lembrando com carinho da data: “ficamos muito felizes de tocar numa calourada. Nossa última passagem aqui foi em 2016 e de lá para cá muita coisa mudou, mas esperamos que o show seja melhor ainda”, conta, Nê. 

O grupo, que iniciou as atividades em 2000, falou sobre a emoção de ter um público jovem os acompanhando: “uma coisa que a gente faz ao longo desses 23 anos é estar renovando o público, por isso que seguimos com a Chima, são canções atemporais, que embalam a trilha sonora da vida das pessoas”, conta Nê. Ainda sobre o caminho da banda, eles prometeram lançamentos ainda este ano: “lançamos uma música agora, a ‘Bom dia’ e estamos com uma sequência de lançamentos vindo aí”, diz. 

Calourada na Gare

O evento é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, do Diretório Central dos Estudantes, da Universidade Federal de Santa Maria, da Liga Interatléticas de Santa Maria (Lism) e do Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria. A festa segue até quinta-feira (10). As atrações seguem até quinta-feira, com vários ritmos e estilos que vão embalar o público. A programação completa está disponível aqui.

Confira fotos do primeiro dia de evento:

Texto: Milene Eichelberger, estudante de jornalismo e voluntária na Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e bolsista na Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63259

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes