Prograd divulga nota explicativa sobre o programa de conteúdos em construção para o PSS

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM, juntamente a comissão de seleção, informa que o programa de conteúdos para o Processo Seletivo Seriado (PSS) encontra-se em fase de construção. Essa iniciativa é resultado das valiosas respostas obtidas por meio de uma pesquisa conduzida pela Prograd, com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O intuito é alinhar os conteúdos do PSS às diretrizes educacionais mais atuais, relevantes e utilizadas em sala de aula pelos professores do estado do Rio Grande do Sul, garantindo uma avaliação abrangente do conhecimento dos estudantes, potencializando as diferentes realidades das escolas no âmbito da educação básica e considerando os diálogos recentes sobre a temática.

O PSS está sendo construído considerando a BNCC, o Referencial Curricular Gaúcho, os resultados das consultas à comunidade acadêmica da UFSM e aos professores de instituições de ensino básico das mesorregiões do Rio Grande do Sul.

Prova do Vestibular Extraordinário e continuidade do padrão de avaliação

Para os interessados em compreender o formato e o conteúdo do processo seletivo, a UFSM disponibilizou a prova do Vestibular Extraordinário em seu site oficial, por intermédio da Prograd. Esta prova, conduzida pela mesma banca examinadora responsável pelo PSS, manterá o padrão e forma de avaliação que será aplicado no processo seletivo. A análise dessa prova oferece uma visão das áreas de conhecimento abordadas a partir da multidisciplinaridade, das habilidades exigidas e da estrutura geral do exame, permitindo que os candidatos se preparem de maneira mais eficaz.

As atualizações podem ser acompanhadas no site da Prograd. Em breve, será divulgado evento híbrido de apresentação do programa de conteúdo.

Sobre o PSS

O PSS é uma modalidade alternativa ao vestibular para ingresso em cursos de graduação no ensino superior da UFSM. São realizadas provas com questões objetivas referentes ao 1º ano do ensino médio ou equivalente (PSS1), ao 2º ano do ensino médio ou equivalente (PSS2) e ao 3º ano do ensino médio ou equivalente (PSS3), seguida da prova de redação para os candidatos que estiverem realizando a prova do PSS3.

A previsão de aplicação das provas pode ser conferida abaixo:

PSS1 – janeiro de 2024

PSS1 e PSS2 – 2025