Simpósio e exposição de arte contemporânea ocorrem na UFSM a partir de quarta (23)

18º Simpósio de Arte Contemporânea e FACTO 10 terão participantes de diversos países

A UFSM sedia a partir da próxima semana dois eventos relacionados à arte. O 18º Simpósio de Arte Contemporânea, com o tema “O futuro das ações museais”, acontecerá nas manhãs de quarta (23) a sexta-feira (25), das 9h às 12h. A programação, que será online, terá palestrantes de diversas cidades do Brasil, da Argentina, Espanha, México e Estados Unidos. Eles vão compartilhar suas perspectivas acerca da temática do futuro das ações museais em contextos que perpassam a curadoria, memória, pensamento científico e arte contemporânea, realidade aumentada, projetos e processos em museus universitários nacionais e internacionais.

As inscrições para ouvintes ainda estão abertas, e podem ser realizadas pelo link. O evento é totalmente gratuito e terá certificação para os inscritos. A programação será transmitida pelo YouTube do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais (Labart).

Já o FACTO 10 – Festival Arte Ciência Tecnologia acontece paralelamente ao 18° Simpósio de Arte Contemporânea. Consiste em uma exposição que reúne artistas de diferentes países, como Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Estados Unidos e Grã-Bretanha, que dialogam com o argumento curatorial transdisciplinar “Natureza em metamorfose”, através de linguagens contemporâneas como arte digital, arte sonora, fotografia, gamearte, inteligência artificial, instalação, nanoarte e videoarte.

O FACTO 10 será realizado junto ao Museu de Arte, Ciência e Tecnologia, no mezanino do Planetário da UFSM, de quarta (23), às 16h30, até 22 de setembro.

Os eventos são realizados em parceria entre a UFSM e Universidad de Tres de Febrero (Untref)/Bienalsur e contam com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGArt), Departamento de Artes Visuais (Dart) e Centro de Artes e Letras (CAL).

Mais informações nas redes sociais do Labart: Facebook e Instagram.