CPD realiza aumento na velocidade de acesso à internet na UFSM

Todos os campi da universidade devem receber a ampliação do serviço até o final do mês

O Centro de Processamento de Dados (CPD) da UFSM, juntamente com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), realiza, durante o mês de agosto, um trabalho para o aumento na capacidade de banda da Instituição. A ampliação foi solicitada pelo próprio CPD, devido ao crescimento no volume de uso de dados. A iniciativa visa ampliar a velocidade de acesso a serviços de internet. Além disso, os serviços internos, como o Sistema de Informações para o Ensino (SIE) e Portal do Aluno, dentre outros, poderão ser acessados com mais rapidez e qualidade por todos os campi.

A expansão deve ser finalizada até o final do mês de agosto. Segundo o diretor do CPD, Gustavo Kantorski, a capacidade de conexão da UFSM com a internet crescerá mais que o dobro. O campus sede, em Santa Maria, passará de 2 Gb/s (Gigabit por segundo) de capacidade de armazenamento de dados para 5 Gb/s, enquanto os campi de Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul passarão de 200 Mb/s (Megabit  por segundo) para 1 Gb/s e Palmeira das Missões e o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da UFSM em Silveira Martins, que contavam com 100 Mb/s  receberão 1 Gb/s.

Outras melhorias relacionadas à conexão da universidade, como a expansão da cobertura de Wi-Fi nos centros do campus sede, acontecem desde a metade do ano de 2023 e devem continuar. Através da instalação de novos equipamentos, a intenção é que cada vez mais pontos de acesso sejam distribuídos pela Universidade. Já no caso do aumento da banda, não foram necessárias instalações de novos equipamentos, pois a estrutura disponível já estava preparada para receber a atualização.

Texto: Júlia Weber, estudante de jornalismo e estagiária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista