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Colégio Politécnico inaugura novos espaços

Além de novos laboratórios, o Bloco A, prédio com mais de 60 anos, também passou por revitalização



Durante o evento foi feito o descerramento da placa de revitalização do Bloco A do Prédio 70

O Colégio Politécnico inaugurou na tarde de quinta-feira (24) a revitalização do Bloco A do prédio 70, o prédio mais antigo do colégio. Além dele, houve a inauguração do Laboratório de Microbiologia, Laboratório de Práticas Alimentares Sensoriais e do Espaço Dinâmico e Interativo, locais que buscam atender às diferentes formações que o Colégio oferece hoje em dia. A cerimônia ocorreu no hall do prédio 70 e contou com a presença do reitor Luciano Schuch, da Diretora do Colégio Politécnico Marta Von Ende, de ex-diretores e da comunidade do Politécnico. 

Na abertura do evento, Luciano Schuch destacou a importância da revitalização do espaço para preservar a memória, além disso ele agradeceu a presença de ex-diretores e salientou a importância do Politécnico para a UFSM, pois proporciona uma educação que vai desde o ensino médio até os técnicos e reforçou que o colégio é um exemplo de gestão. “É um colégio que faz pesquisa, mestrado, ensino, que faz tranformação”, afirmou o reitor.

Marta Von Ende começou a sua fala agradecendo a presença de todos e da comunidade que faz a Instituição. Ela também destacou que, depois da pandemia, a abertura do espaço é uma grande vitória para o colégio, pois foi possível revitalizar o prédio que tinha uma utilização de apenas 30%. Para a revitalização foram investidos R$ 900 mil que vieram de recursos da Universidade. Para os laboratórios que eram demandas importantes do colégio foram investidos R$ 250 mil de recursos do próprio colégio. “Um bom resultado parte de um bom planejamento e de uma boa execução”, salientou a professora em agradecimento também ao arquiteto que projetou a revitalização.  

Laboratórios inaugurados já estão em uso por estudantes e comunidade

No prédio revitalizado, o uso será voltado para as atividades administrativas, Coordenadoria de Ensino, Núcleo de Administração, Infraestrutura e Núcleo de Projetos, Inovação e Estágios, além da Cooperativa-Escola dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM – CESPOL.  Os laboratórios, que já estão em funcionamento, vão atender as necessidades de práticas dos estudantes. O Laboratório de Práticas Alimentares Sensoriais já recebeu, até o momento, mais de 800 crianças para atividades educativas.

Após as falas do reitor e da diretora, os ex-diretores do Colégio Guido Zanatta, Valmir Aita, Luis Sangoi, Erni Milani comentaram sobre a história do Politécnico e a sua expansão durante os anos, permitindo um crescimento para vários espaços da UFSM. 

Além disso, quem esteve presente, pode realizar um tour no colégio, percorrendo os novos espaços e acompanhando um pouco da história do Colégio que já tem mais de 60 anos. 

Preservação da História

O reitor ainda comentou sobre a importância da revitalização para a preservação da história da UFSM. “É muito importante nós voltarmos às nossas raízes e mostrarmos que o Colégio Politécnico é um lugar de excelência. Então este espaço revitalizado junto aos novos espaços é muito importante para nós”, comentou Schuch.  

“Aqui neste prédio aconteceram muitas histórias, muitas memórias, pessoas que se formaram e que trabalharam, então esta revitalização é também cuidar da história de uma instituição e valorizá-la”, afirmou Marta Von Ende. Ela ainda comentou que agora era um momento muito oportuno para entregar à sociedade um espaço 100% revitalizado. 

O prédio 70 (bloco A) é o espaço embrionário do Colégio Politécnico, na época em que ainda se chamava Colégio Agrícola (Foto: Arquivo Politécnico)
No interior do prédio agora é possível acompanhar a história do Colégio

Espaço Dinâmico e Interativo

Espaço Dinâmico e Interativo tem estrutura dinâmica e flexível para atender atividades variadas

Outro local inaugurado foi o Espaço Dinâmico e Interativo. A ideia do novo espaço é ter uma estrutura diferente e flexível, que possibilite ao aluno aprender de forma mais criativa. “É importante ter este espaço para que o nosso professor e o nosso aluno possam pensar em aprender de formas diferentes, seja na criatividade, cocriação ou quando falamos em inovação”, afirmou o reitor Luciano Schuch. 

A sala dinâmica e interativa foi projetada pelo Escritório Modelo do curso de Arquitetura e Urbanismo de Cachoeira do Sul. Os recursos para a construção vieram da reitoria para promover a inovação na Universidade.

Texto: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista 

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