Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM é contemplada com três prêmios O Futuro da Terra

A premiação homenageia trabalhos que têm contribuído para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental no estado



Representantes da UFSM durante premiação do “O Futuro da Terra”

Na última segunda-feira (28), a UFSM recebeu três prêmios “O Futuro da Terra”. A premiação, que acontece anualmente durante a Expointer, em cerimônia realizada no auditório da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), em Esteio, se dá por meio de uma parceria entre o  Jornal do Comércio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O prêmio contou com 5 categorias: Prêmio Especial; Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas; Inovação e Tecnologia Rural; Preservação Ambiental; e Startup do Agronegócio. A 27ª edição do “O Futuro da Terra” teve 11 contemplados por meio de uma seleção com 76 indicações de cientistas, pesquisadores, agricultores, instituições e empresas que têm contribuído para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental, através de práticas inovadoras e sustentáveis. Das cinco categorias, a UFSM foi contemplada em três, através dos seguintes projetos: Flores Para Todos; Advanced Farm 360; e Weecaps.

Conheça cada um dos três projetos

Flores Para Todos: é um dos maiores projetos inclusivos de extensão da floricultura brasileira. A iniciativa visa levar a floricultura como alternativa de renda e de diversificação de culturas para agricultores familiares, através da produção sustentável. O Flores para Todos oferece aos agricultores e familiares uma opção de diversificação das atividades por meio da floricultura de corte, introduzindo e gerando renda às famílias e às escolas municipais e estaduais. O projeto é realizado em diferentes regiões do país e tem como propósito principal incentivar a produção de flores de corte para a decoração de festividades e para a comunidade em geral. Além disso, busca despertar o interesse dos participantes pela jardinagem através de projetos inovadores e sustentáveis de paisagismo. A iniciativa já alcançou mais de 300 famílias e 50 escolas do campo em 16 estados brasileiros. A coordenação é do professor Nereu Streck, do Departamento de Fitotecnia, do Centro de Ciências Ruais da UFSM.

A professora Lilian Osmari Uhlmann, que também está a frente do Flores Para Todos, comemora o resultado e afirma que receber esse prêmio é uma forma de fortalecer e incentivar a continuidade das atividades realizadas e destaca que grande parte desse resultado se deve, principalmente, ao engajamento dos grupos participantes. “O prêmio é um reconhecimento a todos os produtores rurais e todas as escolas que participam e participaram do projeto. Eles são os grandes protagonistas dentro do Flores Para Todos”, comenta.

Confira a entrevista que a professora Lilian concedeu ao jornalista Gilson Piber, no Editoria 107.9, e saiba mais sobre a iniciativa.

Weecaps: startup foodtech idealizada em 2020, vinculada à Pulsar Incubadora Tecnológica do Parque de Inovação Ciência e Tecnologia da UFSM. Atua a partir da identificação de uma lacuna no mercado de produtos probióticos e de resultados pesquisas realizadas na UFSM. Atualmente, o negócio principal da Weecaps está baseado em microcápsulas probióticas para aplicação em alimentos e bebidas. A startup conta com uma tecnologia de microencapsulação que fornece proteção ao ingrediente em que é utilizada, podendo ser entendida como uma película protetora. Dessa forma, protege durante o processo produtivo e o período de vida do alimento na prateleira. As microcápsulas realizam, também, a liberação gradual do ingrediente em seu local alvo, conhecida como liberação inteligente/controlada, proporcionando maior eficiência, biodisponibilidade e/ou ação deste ingrediente protegido.

A CEO da Weecaps, Thaiane Marques, comenta com alegria sobre o recebimento do prêmio: “receber o prêmio ‘O Futuro da Terra’ representa reconhecimento por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2020 com a startup, bem como à pesquisa realizada há uma década, que dá origem ao core business da Weecaps. Além disso, representa a validação de que estamos no caminho certo e que o mercado busca por tecnologias inovadoras que farão a diferença na saúde da população.” avalia. 

Em entrevista, Thaiane conta mais sobre a startup e a importância da premiação:

Advanced Farm 360: o projeto é vinculado ao Colégio Politécnico e tem o  objetivo de potencializar as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação na área da agricultura. Possui 3 linhas de trabalho: agricultura de Precisão; Zootecnia de Precisão; e produção agropecuária sustentável. O Advanced Farm 360 se fundamenta em potencializar o uso da área agrícola da Instituição com a aplicação das tecnologias mais recentes para a agricultura. O processo de implantação, condução e colheita das culturas são realizados por alunos, o que torna o projeto um laboratório para a realização de atividades práticas, em que os envolvidos têm a oportunidade de vivenciar a  realidade de uma propriedade agrícola. Dentro do projeto, as culturas agrícolas são implantadas com um viés de pesquisa, onde são testados diferentes produtos e/ou tecnologias, com intuito de validá-las para as condições de clima e de solo da região. Os resultados dessas pesquisas são transferidos para os agricultores através de ações como Dias de Campo e palestras.

Para o coordenador do projeto, Luciano Pes, o prêmio “O Futuro da Terra” representa uma realização pessoal e profissional. “Essa é uma importante premiação  entregue durante a Expointer, sendo um dos principais eventos da feira. Mas, além disso, ficamos realizados, principalmente, por se tratar de um reconhecimento do trabalho que tem sido realizado no Colégio Politécnico da UFSM, sendo uma motivação para seguir neste rumo.” destaca.

Luciano Pes também conversou com o jornalista Gilson Piber e falou sobre o projeto. Acompanhe:

Saiba mais sobre as categorias de premiação: 

Prêmio Especial: é concedido a um pesquisador com reconhecidos méritos por sua contribuição para o avanço do conhecimento em alguma das áreas do agronegócio. É um prêmio pelo conjunto da obra. Apenas um pesquisador é agraciado. 

Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas: premia iniciativas que, mesmo estando situadas no campo agrícola, saem do lugar comum da produção. Esta categoria também premia projetos que tratam a produção ao longo de toda sua cadeia, com pesquisas para melhorar tanto a produção quanto seu manejo e beneficiamento. Poderão ser agraciados tanto pesquisadores como os empreendedores rurais que aplicam a tecnologia desenvolvida na pesquisa. A categoria poderá ter mais de um contemplado. 

Inovação e Tecnologia Rural: são novos sistemas, técnicas ou equipamentos que contribuem para a melhoria da produção e da produtividade rural. Nesta categoria poderão ser agraciados tanto pesquisadores, como os empreendedores tecnológicos e os produtores rurais que aplicam a tecnologia desenvolvida na pesquisa. A categoria poderá ter mais de um contemplado. 

Preservação Ambiental: premia projetos que se destacam por aliar produção e preservação. Pode incluir produção de animais, de vegetais e de minerais. Nesta categoria podem ser contemplados os agentes antes da porteira, dentro da porteira e fora da porteira que enfocam a preservação ambiental. A categoria poderá ter mais de um contemplado.

Startup do Agronegócio: entende-se por startup empresa que está no início de suas atividades e que busca explorar atividades inovadoras no mercado. Nesta categoria serão premiadas jovens empresas que estejam trazendo ao agronegócio novos produtos ou serviços inovadores. A categoria poderá ter mais de um contemplado.

Confira a lista de todos os premiados.

Texto: Gabriela Leandro, acadêmica de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Fotos: Luana Giazzon, 
Assessora de Comunicação do Parque de Inovação Ciência e Tecnologia

Edição: Mariana Henriques, jornalista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63517

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes