Técnico em Agropecuária da UFSM faz visita técnica em cantina no Geoparque Quarta Colônia

Alunos e professores do Colégio Politécnico visitaram propriedade em Ivorá

foto colorida horizontal com pessoas em uma área verde, com parreirais, árvores e morros ao fundo, iluminados por luz solar que parece ser de início ou fim de dia
Estudantes do técnico em Agropecuária realizaram imersão em extensão rural

Nesta quinta-feira (31), estudantes do curso técnico em Agropecuária do Colégio Politécnico da UFSM realizaram uma visita técnica na Cantina do Nito, em Ivorá, parceira do Geoparque Quarta Colônia. Durante a visita, a turma aplicou instrumentos e métodos da extensão rural para compreender uma unidade de produção agropecuária em sua totalidade. Através da preparação prévia, os estudantes compreenderam diferentes categorias de análise de uma propriedade rural: antes, dentro e fora da porteira.

Os futuros técnicos em agropecuária compreenderam sobre a história da propriedade, as principais atividades agropecuárias, as formas de gestão, o acesso aos mercados e também sobre os desafios da sucessão familiar rural. Tudo isso articulado com a prática cotidiana da família de Ângelo Freo Simonetti e Neuza Simonetti, empreendedores rurais da Cantina do Nito.

Durante a manhã, os estudantes realizaram uma caminhada pela propriedade junto com a família, estratégia utilizada pela extensão rural para conhecer de forma mais aprofundada cada sistema de produção. A propriedade apresenta diversas fontes de renda, uma característica da agricultura familiar. No passado, produzia tabaco, mas com diversos cursos de qualificação e especialização na área vinícola, os empreendedores decidiram parar com a produção de fumo para apostar no atual negócio. Atualmente, a Cantina do Nito tem foco na fruticultura, tendo como carro-chefe o vinho colonial e demais variedades. Atualmente, são parceiros do Geoparque Quarta Colônia, com o geoproduto vinho colonial. No lugar são produzidos vinhos branco, rosé e tinto, de forma artesanal, há várias gerações pela família. A cantina fica localizada na Linha Simonetti, em Ivorá, e recebe turistas de todos os lugares do Brasil.

A disciplina de Extensão Rural e Cooperativismo no técnico em Agropecuária do Politécnico objetiva desenvolver um trabalho de agente de desenvolvimento a partir de uma formação crítica. O estudante precisa ser capaz de estabelecer métodos de extensão voltados para o desenvolvimento rural sustentável e para os diferentes públicos que compõem o rural brasileiro.

Para o professor Ezequiel Redin, no curso pretende-se que os futuros técnicos tenham a capacidade de refletir com a realidade da agricultura familiar, em especial, conectada com as famílias do Geoparque Quarta Colônia. “É uma oportunidade de ensino e aprendizagem horizontal, onde vamos aprender e trocar experiências com os agricultores que estão na lida”, diz o docente.

Nessa disciplina, os estudantes têm a oportunidade, com base nos diagnósticos rurais, de refletir sobre os problemas da agropecuária familiar e, com isso, construir materiais, sejam eles tradicionais ou virtuais, que possam auxiliar no processo de disseminação de informação cientifica para os produtores rurais.

Durante o dia estiveram presentes 22 estudantes, acompanhados pelo professor Ezequiel Redin, docente da disciplina e responsável pela área de extensão rural do Geoparque e do Politécnico da UFSM. Além disso, Leandro Gabbi, mestre em Gestão de Organizações Públicas e assistente administrativo do Geoparque Quarta Colônia, realizou uma fala sobre a importância do Geoparque Quarta Colônia e o impacto social na vida das pessoas e da preservação de um território em eminência internacional. Participaram ainda a professora Luciane Miritz, docente da disciplina de Mercados e Consumo, realçando a importância da construção social de mercados para as famílias rurais.