Equipe Phenoglad divulgou ações de cultivo de flores durante a Expointer

Durante a feira, o coordenador do projeto, Nereu Streck, foi um dos agraciados com o prêmio “O Futuro da Terra”

A equipe Phenoglad recebeu na Expointer a visita da professora Soeni Bellé e de sua equipe, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (campus Bento Gonçalves)

A Equipe PhenoGlad da UFSM esteve participando, junto à Casa da Emater, da Expointer 2023, que começou no dia 26 de agosto e terminou no último domingo (3), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O objetivo foi apresentar, aos milhares de visitantes da feira, as ações realizadas nos seis anos do projeto Flores para Todos, considerado o maior projeto inclusivo de extensão da floricultura brasileira. Na ocasião, foram cultivadas flores de corte como o gladíolo e a palma de Santa Rita (a flor símbolo do projeto), girassol de corte e ornitogalo. Esse cultivo ocorreu graças à parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS).

O planejamento do cultivo começou ainda em 2022, no dia 5 de dezembro, quando a Equipe Phenoglad se deslocou até Esteio para participar, juntamente com a gerência regional da Emater/RS, de uma reunião para acertar os detalhes da participação do Projeto Flores para Todos na Expointer. Dentre os temas abordados, estiveram a definição do local de cultivo e as épocas de plantio das culturas de flores, para que estivessem florescidas durante a feira.

A partir de maio de 2023, quando ocorreram os primeiros plantios das espécies, a Equipe PhenoGlad deslocou-se semanalmente para realizar, juntamente com os extensionistas da Emater/RS, o manejo das culturas que seriam apresentadas aos visitantes da feira. Nessas viagens, também foram realizadas coletas de dados nos cultivos.

Durante toda a Expointer 2023, os integrantes da Equipe PhenoGlad estiveram junto com os extensionistas da Emater/RS recepcionando os visitantes do espaço e divulgando as ações do projeto Flores para Todos. As estudantes de graduação em Agronomia e integrantes da Equipe PhenoGlad da UFSM Pamela Nunes Bittencourt e Letícia Ferronato tiveram a oportunidade de interagir com produtores, extensionistas, professores e estudantes, além de dar entrevistas e fazer gravações sobre o projeto.

Desde maio deste ano, a Equipe PhenoGlad da UFSM deslocou-se semanalmente até Esteio para realizar o plantio e o manejo das espécies

“Foi uma experiência única, em vários aspectos. Os dias que fiquei por lá foram muito enriquecedores por eu ter me conectado muito mais com o que é o projeto Flores para Todos e o que ele busca, contribuindo para meu desenvolvimento pessoal”, relata a graduanda Letícia. A estudante Pamela, além de participar da feira, semanalmente deslocou-se até Esteio para realizar os manejos das culturas. “Foi muito boa, uma experiência nova”, ressalta.

O dia 28 de agosto, terceiro dia da feira, foi de destaque para a equipe, pois o coordenador nacional da Equipe PhenoGlad e do Projeto Flores para Todos, professor Nereu Augusto Streck, foi agraciado com o prêmio “O Futuro da Terra” na categoria Cadeia de Produção e Alternativas Agrícolas. “Agradecemos a premiação em nome das mais de 300 famílias de agricultores familiares, mais de 50 escolas do campo e as equipes PhenoGlad de todo Brasil. Nosso muito obrigado vai também à Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs), em especial ao engenheiro agrônomo Leonardo Cera, presidente da Sargs, e ao Centro de Ciências Rurais da UFSM pela indicação. Agradecimentos também à Equipe FieldCrops e à Equipe Simanihot, nas quais também atuo como coordenador”, destaca o professor Nereu.

A cerimônia de premiação foi realizada no auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Esteio. A iniciativa se dá por meio de uma parceria entre o Jornal do Comércio e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Desde o início do projeto, em 2018, até junho de 2023 (11ª fase) o Projeto Flores para Todos já alcançou 313 famílias rurais e 53 escolas do campo em 16 estados brasileiros (mais o Distrito Federal), de norte a sul do Brasil.

Outras informações sobre o projeto constam em seus perfis nas redes sociais, cujos links constam a seguir: Instagram, Twitter, Facebook, Linkedin, TikTok e Youtube.