Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Visita de cônsul-geral da Itália evidencia as diferentes formas de internacionalização da UFSM

Comitiva de Valerio Caruso veio a Santa Maria, na última semana, e conheceu a Universidade



foto colorida horizontal de um auditório lotado, com pessoas sentadas, olhando para frente, onde um homem fala. Na foto ele aparece de costas, falando ao microfone, de terno cinza
Diversos estudantes da UFSM estiveram no auditório do CCSH para ouvir as palavras de Valerio Caruso

Na sexta-feira (1º), a UFSM recebeu a visita do cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso, que veio ao Campus Sede com o objetivo de conhecer as dependências da instituição em Santa Maria e entender os laços da Universidade com o idioma italiano. Além disso, o dirigente ministrou uma palestra com o tema “A missão de um cônsul: aspectos legais e de relações internacionais”, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).

Ainda, Caruso teve uma reunião com o reitor, Luciano Schuch, que contou com a presença da vice-reitora, Martha Adaime, do secretário de Apoio Internacional, Paulo Bayard, e de pró-reitores, diretores de centro e diferentes autoridades da UFSM. Na comitiva do cônsul em sua vinda ao Coração do Rio Grande também estava a dirigente scolastica Monica Faggionato, que conheceu o projeto “Idioma sem Fronteiras”, disponibilizado pelo Governo Federal por meio da UFSM, que oferta cursos de italiano e demais idiomas para a comunidade acadêmica.

De acordo com Schuch, a vinda do cônsul-geral, como também de Monica, é mais um passo que a Instituição dá em direção ao crescimento de seu processo de internacionalização, com diferentes benefícios sendo concedidos aos acadêmicos futuramente. “A gente quer, cada vez mais, uma universidade de classe global. Ou seja, ter a oportunidade de o nosso estudante conhecer novas culturas, novas línguas, e que ele possa ter o pensamento de fazer intercâmbio. Isso enriquece muito a formação dos nossos alunos”, afirma.

Da mesma forma, o reitor acredita que esse contato com representantes de outras nações pode ser favorável à Universidade, também, com a vinda de professores estrangeiros. “A gente vê o enriquecimento do nosso ensino porque vai trazer novas tecnologias e novas formas de aprender”, declarou Schuch, que destacou a forte parceria com instituições de ensino superior da China, em decorrência da visita da UFSM ao país asiático entre os meses de junho e julho deste ano.

Segundo o reitor, a Universidade já mantém relações com os Estados Unidos, com a França e com Portugal, e está estreitando laços com a Itália – em virtude da vinda do cônsul -, com a Holanda e com a Bélgica. “Na nossa ideia, precisamos ter mais países aqui. A criação de um centro cultural internacional na nossa Instituição é fundamental para que tenha um ponto de conexão de toda a comunidade estrangeira que existe na UFSM”, destaca.

foto colorida horizontal com algumas pessoas sentadas ao redor de uma mesa, olhando para algo do lado oposto. Ao fundo há uma janela com vidraças
Cônsul conversou com o reitor e a vice-reitora acerca da relação da Instituição com a língua italiana

A ideia de Schuch é que, pelo menos uma vez por semestre, uma comitiva da instituição seja enviada Brasil afora para criar relações com outras instituições de ensino. O reitor ainda salienta que países da União Europeia são o foco das visitas da UFSM, por conta de seu “financiamento muito forte de possibilidades”.

Oportunidades para futuros profissionais

Nascido em 1989 na cidade italiana de Modena, Valerio Caruso obteve dupla formação em direito na Universidade de Florença, na Itália, e na Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne, na França, mestrado em políticas internacionais no Trinity College, na Irlanda, e em estudos diplomáticos, na instituição romana chamada Società Italiana per le Organizzazioni Internazional. Desde o dia 23 de agosto deste ano, ele é cônsul-geral de seu país de origem, em Porto Alegre.

Para todos os presentes no auditório do CCSH, Caruso falou sobre sua trajetória na área da diplomacia, contando suas vivências, como também acerca dos desafios e dos prazeres da profissão. De acordo com o coordenador do curso de Relações Internacionais – para o qual a palestra foi direcionada, juntamente com o curso de Direito -, Ademar Pozzatti Júnior, o objetivo primordial do evento foi aproximar os estudantes com “formuladores de política e tomadores de decisão”, por meio do diálogo, do mesmo modo que diminuir o abismo entre a Universidade e a prática profissional.

A internacionalização começa pela base

Idealizado a partir do extinto Ciência sem Fronteiras, o Idiomas sem Fronteiras era um programa do Governo Federal, surgido por meio do Ministério da Educação, criado para promover o aprendizado e o aprimoramento de cidadãos em línguas estrangeiras. Entretanto, a partir de 2018, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) é a entidade responsável por gerir a iniciativa.

A UFSM está desde o princípio envolvida com o projeto. Na Universidade, são ofertados cursos de cinco idiomas: inglês, alemão, francês, italiano e português – esse último para estrangeiros. De acordo com a atual coordenadora, Ana Paula Carvalho Schmidt, apesar da oferta de vagas ser feita para acadêmicos de graduação e pós-graduação, servidores e professores da rede de Educação Básica, no momento, apenas acadêmicos da Federal participam das aulas. “A expectativa é que cada vez mais pessoas venham usufruir do programa”, comenta a coordendora Ana Paula e deixa o convite para os interessados em participar dos cursos.

Vale destacar que os professores envolvidos são bolsistas tanto de graduação quanto de pós-graduação. Os editais com as oportunidades de vagas são ofertados no início de cada semestre letivo, normalmente, mas é recomendado que os interessados acompanhem as novidades do Idioma sem Fronteiras nas redes sociais.

Texto e fotos: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Edição: Ricardo Bonfanti, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63566

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes