Evento para intercâmbio de pesquisas em contexto multilíngue será durante a JAI

Prazo para inscrições vai até 20 de setembro

O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR-DLEM) e o programa Idiomas sem Fronteiras (IsF-Andifes), em parceria com a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM, promovem o 2º Simpósio de Intercâmbio Acadêmico (SAI), que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro e 7 e 8 de novembro, no Campus Sede.

O 2º SIA é um evento satélite da 38º Jornada Acadêmica Integrada (JAI) que visa estimular o desenvolvimento de letramentos acadêmicos em língua inglesa e em língua portuguesa como línguas estrangeiras/adicionais, em resposta ao Desafio de Internacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2016-2026 da UFSM. Também é objetivo oportunizar um espaço multidisciplinar de difusão e intercâmbio de pesquisas, dando visibilidade à ciência em produção nos laboratórios, grupos e núcleos de pesquisa da Instituição em todas as áreas do conhecimento.

O 2º SIA congrega o 3º Symposium of Academic Exchange (SAE) e o 3º Pesquisadores/as Sem Fronteiras: Mostra de Trabalhos em Andamento.

O SAE é voltado a estudantes brasileiros de graduação e de pós-graduação da UFSM envolvidos em pesquisa. A novidade neste ano é que também poderão participar estudantes de Ensino Médio dos colégios (CTISM e Politécnico). Compreende a escrita de abstracts e comunicação oral em inglês.

Já o Pesquisadores/as sem Fronteiras é voltado a estudantes internacionais de graduação e de pós-graduação na UFSM envolvidos em pesquisa, compreendendo a escrita de resumos e comunicação oral em português como língua adicional.

As inscrições podem ser feitas até 20 de setembro.

Mais informações no site.