Representantes da UFSM visitam Agência Espacial Brasileira para discutir projetos de inovações para a Universidade

Um dos objetivos da viagem foi entregar o resultado do Projeto MAPTEC

Em Brasília, representantes da UFSM dialogaram sobre tecnologia e inovação

Entre os dias 27 e 30 de agosto, representantes do curso de Engenharia da Computação, do Centro de Tecnologia da UFSM, estiveram em Brasília, Distrito Federal, para entregar à Agência Espacial Brasileira (AEB) o resultado do Projeto MAPTEC, um sistema de informação para o mapeamento de tecnologias espaciais nacionais. Além disso, foi iniciada a negociação para a criação de um Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E) em Santa Maria, no Campus Sede.

Marcelo Zanetti, professor e coordenador do curso e do projeto, e João Pedro Buzatti, estudante e orientando do projeto, foram os responsáveis por conversar com o presidente da AEB, Marco Antonio Chamon. De acordo com o docente, a ideia é que a iniciativa proposta para abranger Santa Maria integre o Planetário, o Observatório Astronômico, o Hangar Aeroespacial e outras atividades aeroespaciais e de astrofísica, junto como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Ele explica, ainda, que o apoio da Agência Espacial Brasileira será investido em instrumentação de laboratório, ferramentas e demais equipamentos necessários para os programas e as atividades em processo de planejamento. O Hangar, por exemplo, vai receber aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) – entidade que teve seu Centro de Operações Espaciais (COPE) no Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) visitado pelos representantes da UFSM, onde discutiram parcerias com o Capitão Tenente Pedro Galvão para colaborar na área de rastreio de detritos espaciais que afetam a vida útil dos satélites de defesa operados pela FAB.

Outra questão que Zanetti destaca é que a iniciativa irá atender a rede de ensino de Santa Maria e da Região Central do Rio Grande do Sul. A proposta é que o CVT-E comece a operar em 2024. João Pedro, estudante membro da equipe que está negociando com a AEB, evidenciou o quão importante foi a visita a Brasília para entregar o Projeto MAPTEC e conversar com as autoridades. Do ponto de vista pessoal, foi uma baita experiência por ter tido a oportunidade de conhecer a cidade mais importante do país, os ministérios, a Agência Espacial Brasileira, a casa do presidente da república, etc. Do ponto de vista acadêmico, poder estar representando a UFSM é algo que, com certeza, vou colocar no meu currículo: apresentar um projeto diretamente na AEB”, finalizou o aluno.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e estagiário da Agência de Notícias
Fotos: Arquivo pessoal dos representantes da UFSM
Edição Mariana Henriques