Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aluna da UFSM, atleta Jaqueline Weber é convocada para os Jogos Pan-Americanos

Ela foi convocada pela Confederação Brasileira de Atletismo para disputar a prova dos 800 metros rasos



Para Jaqueline Weber, disputar os Jogos Pan-Americanos é a realização de um sonho

O maior evento esportivo das Américas começa dia 20 de outubro e se estende até 5 de novembro. Os Jogos Pan-Americanos acontecerão em Santiago, no Chile, e reunirão mais de 6 mil atletas. Entre eles, estará uma representante da UFSM: a atleta Jaqueline Weber, que é aluna do Mestrado em Gerontologia. Ela foi convocada na tarde de quinta-feira (21) pela Confederação Brasileira de Atletismo, para representar o Brasil nos 800 metros rasos.

“Sem dúvidas, é a realização de um sonho. Estar no Time Brasil e disputar os Jogos Pan-Americanos, um evento gigante, que acontece a cada quatro anos, me enche de orgulho do trabalho feito até aqui”, comenta a atleta.

Jaque teve uma temporada dourada até então, com participação em Campeonato Mundial e quebra de recordes pessoais, mas admite que este era o momento mais esperado do ano. “Quando começamos a preparação para a temporada 2023, eu fiz uma lista, simples, a mão, de todos eventos que eu gostaria de estar. Prendi ela na geladeira, e todos dias de manhã a visualizava. Isso incluía desafios enormes e exigiria as melhores performances de minha carreira. O último evento, de um ano intenso e desgastante, era o mais desejado, o Pan do Chile. E ontem carimbei essa vaga. Estou muito feliz.”

O caminho até Santiago ainda é longo, passando pelo Campeonato Mundial de Corrida de Rua e preparação na altitude, na Colômbia. “Na próxima quarta-feira viajo acompanhado do Fabiano (o atleta Fabiano Peçanha), para Riga, na Letônia. Espero muito desenvolver uma boa prova neste evento, que é diferente para mim, por ser na rua. Será muito importante para meu amadurecimento enquanto atleta, novamente alinhar com feras do atletismo mundial. No retorno, vou direto para a Colômbia, onde realizarei um camping de treinamento em altitude de 20 dias. Tudo isso visando estar em ótima performance, para agora buscar a final e consequentemente o pódio do Pan”, finaliza a atleta.

O coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) da UFSM e coordenador do Mestrado em Gerontologia, professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, destaca a importância desse feito e as dificuldades que uma atleta desse nível tem para atuar em dupla carreira.

“A vaga e a disputa deste evento sem dúvidas colocam a Jaqueline entre as melhores atletas do mundo na modalidade. Estar disputando os Jogos Pan-Americanos, em uma modalidade tão disseminada pelo mundo quanto o atletismo, é um desafio imenso. Paralelo a isso, cursar o mestrado simultaneamente torna o feito ainda mais grandioso. Vamos torcer muito para Jaqueline, nossa representante da UFSM nos jogos”, completa Lemos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63813

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes