Professor de universidade do Texas fará seminário na UFSM sobre águas pluviais urbanas

O seminário apresentará projetos de pesquisa relacionados à modelagem, controle de inundações e qualidade da água no ambiente urbano

Nesta quinta-feira (28), o professor Marcio Giacomoni, da University of Texas at San Antonio (dos EUA), vai ministrar na UFSM o seminário internacional intitulado “Avanços no estado da pesquisa de águas pluviais urbanas: inteligência artificial, teoria de controle e bancos de testes em escala real para avaliar inundações e qualidade da água” (Advances in the state of urban stormwater research: artificial intelligence, control theory, and real scale testbeds to assess flooding and water quality). A atividade será ministrada em português, com início às 14h no Auditório Pércio Reis, localizado no Centro de Tecnologia (CT) – prédio 7 do campus sede.

Este seminário apresentará projetos de pesquisa relacionados à modelagem, controle de inundações e qualidade da água no ambiente urbano. Também mostrará o uso de redes neurais artificiais na previsão de inundações, bem como telecomunicações de dados e sensores aplicados à hidráulica urbana. Novos métodos para controle de inundações e outros tópicos serão discutidos.

A atividade é promovida pelos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental, Química, Engenharia Química e Engenharia Civil da UFSM, em conjunto com o Grupo de Pesquisa em Modelagem Hidroambiental e Ecotecnologias.

Os interessados em participar do seminário podem se inscrever aqui. Mais informações pelo e-mail eco@ecotecnologias.org.