Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto dos cursos de Música da UFSM elabora o primeiro guia brasileiro para corneteiros militares

Tradicionalmente, o ensino da corneta nos quartéis brasileiros é feito pela tradição oral



Corneteiros da Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria participaram dos testes para a elaboração do guia teórico e prático

Nesta quinta-feira (29), o professor Clayton Miranda, do Departamento de Música da UFSM, concluiu os testes práticos do projeto de pesquisa que envolveu músicos militares de Santa Maria e resultou no primeiro “Guia Teórico e Prático para Corneteiros Militares”. Os testes foram realizados durante 15 semanas e contaram com a participação de 11 corneteiros da Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. O objetivo dos encontros foi verificar a eficiência da sequência dos exercícios práticos na corneta para formar novos corneteiros capazes de desempenhar os toques militares em um período de 15 semanas, que normalmente é o período de duração dos cursos de formação básica das forças militares.

A pesquisa abordou o contexto histórico e social da corneta e do corneteiro, a fim de auxiliar na construção de uma rotina diária de exercícios práticos. Segundo o maestro da Banda da Base Aérea, tenente Silas Candido, “o curso agregou muitos conhecimentos para os corneteiros da Força Aérea e diariamente se observou a evolução técnica e musical deles durante as formaturas e atividades do dia a dia da corporação. Até então, a formação do corneteiro era empírica e não havia um material escrito para auxiliá-los nesse processo. Com a criação do guia para corneteiro militar, agora temos um curso pronto para ajudar esses músicos que são tão importantes dentro da estrutura militar.”

A pesquisa está vinculada ao projeto Estúdio de Trompete UFSM: Produção de Material Pedagógico. Como resultado, destaca-se o Trabalho de Conclusão de Curso elaborado pelo acadêmico Rafael Henrique dos Santos Leandro (sob a orientação do professor Clayton Miranda), intitulado “Guia Teórico e Prático para Corneteiros Militares”, e a sua publicação neste ano na Conferência da Associação Brasileira de Educação Musical. Agora finalizado, o guia para corneteiro é uma adição valiosa para a literatura musical brasileira, que ainda não tinha um material para o ensino desse instrumento. Todos os anos, são vários os quartéis pelo país que recebem novos militares nos cursos de formação e o ensino da corneta ainda é feito pela tradição oral.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-63903

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes