Pesquisas do PPG em Ciências Contábeis são destaques em eventos nacionais

Ao todo, 7 trabalhos receberam algum tipo de reconhecimento nos eventos

Discentes e Docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Maria destacaram-se em eventos nacionais realizados na área de Ciências Contábeis no mês de setembro de 2023. Foram sete trabalhos produzidos que receberam distinções em eventos científicos da área.

No XLVII Encontro da ANPAD – EnANPAD 2023, o trabalho de autoria dos alunos Hugo Micael de Oliveira Faria, Caio Elias Eler Tozato e do professor Vinícius Zonatto, intitulado “Efeitos do compartilhamento de informações e da adequação do orçamento na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial” foi destaque na Divisão de Contabilidade, recebendo menção honrosa (melhores trabalhos da divisão).

No V Congresso de Contabilidade da UFRGS, o trabalho de autoria do aluno Iago Ribeiro Bitencourt e dos professores Vinícius Zonatto, Larissa Degenhart e Cristiano Sausen Soares, intitulado “Efeitos das informações relevantes para o trabalho e da personalidade proativa na relação entre participação orçamentária e desempenho gerencial” foi destaque entre os melhores trabalhos da área de Contabilidade para Usuários Internos.

Já no 13º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças foram quatro destaques. O trabalho produzido pela aluna Márcia Nascimento dos Santos e pelos professores Vinícius Zonatto, Larissa Degenhart e Marcelo Trevisan, foi destaque como melhor trabalho da área de Contabilidade Gerencial e Controladoria, e como melhor trabalho do 13º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças. Segundo Márcia: “É gratificante estar em uma instituição e em um Programa de Pós-Graduação que prima pela excelência no ensino e na pesquisa, em que os professores também se mostram comprometidos e interessados em apoiar a capacitar os alunos durante sua formação acadêmica e profissional. É muito gratificante fazer parte do PPG em Ciências Contábeis da UFSM”.

Os outros trabalhos que receberam destaque entre os melhores trabalhos do evento foram: segundo melhor trabalho da área de Contabilidade Gerencial e Controladoria: “Características de um fragmento da literatura acerca da avaliação de desempenho e mentalidade de crescimento”, de autoria das alunas Daiane Ana Gris Benin e Daiana Pegoraro, e dos professores Cristiano Sausen Soares e Vinícius Zonatto; segundo melhor trabalho da área de Controle e Planejamento da Gestão: “Antecedentes que determinam o comportamento de compartilhamento de conhecimentos e seus efeitos no desempenho individual”, de autoria da aluna Sabrina Porto Machado e dos professores Vinícius Zonatto, Larissa Degenhart e Luiz Henrique Figueira Marquezan; trabalho indicado entre os três melhores artigos do 13º Congresso UFSC de Iniciação Científica em Contabilidade: “Implantação do E-SOCIAL no setor público e seus determinantes: um estudo de caso no âmbito municipal a partir da percepção dos agentes públicos envolvidos no processo”, de autoria das alunas Luana Rauber Selli e Rosane da Silva Oliveira e do professor Cristiano Sausen Soares.

De acordo com o professor Zonatto, coordenador do Programa, “estas distinções denotam a qualidade das pesquisas realizadas no Programa e o compromisso de discentes e docentes para produzir e contribuir com o desenvolvimento da Ciência Contábil no país. Só podemos agradecer e parabenizar a todos os discentes e docentes do Programa por acreditarem em nossa proposta, por fazerem parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, e atuar para a divulgação de nossas pesquisas no país”.