38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM será de 23 a 27 de outubro

JAI proporciona experiência acadêmica de apresentação e debate entre alunos

A 38ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM ocorrerá de 23 a 27 de outubro, no Campus Sede da Universidade. Na oportunidade, participantes poderão apresentar suas pesquisas, assistir a demais apresentações e ainda conferir palestras e eventos-satélites. A JAI é organizada pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), de Extensão (PRE), de Graduação (Prograd) e de Inovação e Empreendedorismo (Proinova).

Além das sessões de apresentações orais e de pôsteres por área do conhecimento, outras modalidades da Jornada ocorrem, os subeventos. Entre eles estão a JAI Jovem, voltada aos alunos do ensino médio da região de Santa Maria, que apresentarão seus trabalhos no dia 24 de outubro; a JAI Mirim, vez dos estudantes e professores da educação infantil e do ensino fundamental da Quarta Colônia exporem suas realizações, no dia 25 de outubro.

Paralelamente à JAI, a PRE realiza o Salão de Extensão. O espaço contará com apresentações de trabalhos acadêmicos, mesas-redondas, oficinas e premiações, com o foco em práticas extensionistas. O evento inicia-se no Salão Imembuí, localizado no 2º andar da Reitoria, no dia 23, às 16h.

Além disso, palestras diversas, abertas ao público em geral, poderão ser conferidas ao longo da semana. Como a de abertura, marcada para o dia 23, às 10h, no Centro de Convenções: “Oralituras: divulgação científica e tecnológica para ‘adiar o fim do mundo’”, ministrada pelo astrofísico e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Alan Alves Brito.

No dia 25, no Coworking Pulsar Incubadora, ocorre a Maratona de Inovação, promovida pela Proinova. Além de palestra com Felipe Ravanello, sócio fundador e diretor de Negócios e Crescimento da GestãoDS, haverá o encerramento do Ideathon, a maratona de ideias realizada em cada Centro da UFSM ao longo do ano.

O Teatro Caixa Preta, anexo do prédio 40 do Centro de Artes e Letras (CAL), receberá palestra, oficina performativa e um recital de piano.

A música clássica também terá espaço em um concerto realizado pela Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM) no dia 26, às 20h. O ingresso é solidário.

Ainda, eventos-satélites permearão os dias de JAI, muitos deles abertos também à comunidade externa.

Inscrições para ouvintes abertas até 20 de outubro

As inscrições de trabalhos para a 38ª edição da JAI estão encerradas. Após a etapa da avaliação, os selecionados estão sendo alocados para as apresentações orais, de banners ou performativas, conforme a disponibilidade de espaços e a intenção dos autores. O quadro final das apresentações, com o formato definitivo, será publicado no máximo até 18 de outubro.

Já na modalidade de ouvinte, as inscrições estão abertas até as 12h de 20 de outubro. Esta modalidade é voltada para quem quiser acompanhar as diferentes atividades (palestras, eventos-satélites, apresentações de trabalhos, etc). O ambiente de inscrições pode ser acessado aqui. Na aba da programação, pode-se verificar as opções disponíveis e os detalhes de cada uma das atividades.

A organização do evento disponibiliza o email jai@ufsm.br.