Seminário da Gestão debateu ações de promoção e prevenção à saúde mental na UFSM

Evento contou com a participação de gestores da Instituição e interessados no tema

Equipe da CAED apresentou ações desenvolvidas pelo setor

A saúde mental foi o tópico do Seminário da Gestão realizado ontem (09), na reitoria. Nesta edição do evento, o objetivo foi apresentar as ações realizadas pela Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) no que diz respeito à promoção e prevenção da Saúde Mental. Estavam presentes a vice-reitora, Martha Adaime, Aline Bedin Jordão, Ângela Quatrin Campagnolo, Carine Viegas Cavalheiro, Hábaly Silvana Garcia Lopes Vaz e Luciano Anchieta Benitez, que fazem parte da equipe educação-saúde da CAED, além de demais servidores interessados em dialogar sobre o assunto.

No Seminário, foram apresentadas as ações que estão sendo realizadas pela equipe educação-saúde da CAED bem como um protocolo em construção, que normatiza os procedimentos institucionais a serem adotados em situações de crise. Esse protocolo está sendo elaborado por um Grupo de Trabalho constituído por profissionais da saúde e com representantes de todos os campi. O objetivo qualificar as ações que podem ser feitas em tentativas de suicídio, suicídio e posvenção do suicídio. A previsão de lançamento e aprovação desse material é até o final do ano.

Neste ano, também, foi lançado o Comitê de Saúde Mental (COSAME), vinculado ao Gabinete do Reitor, com o objetivo de receber demandas de saúde mental no âmbito da UFSM, propor ações resolutivas e normativas relacionadas à condução dos problemas de saúde mental e integrar as ações de saúde mental realizadas nos diferentes unidades da Instituição. No site do COSAME é possível encontrar materiais de leitura, consulta e interação para auxiliar na compreensão e na promoção da saúde mental.

Responsabilidade compartilhada

A vice-reitora, Martha Adaime, afirmou que não devemos pensar que o problema do outro não tem nada a ver com o próximo e defende que a promoção da saúde mental na universidade seja uma responsabilidade compartilhada por todos. “Qualquer pessoa da nossa comunidade, docente, técnico ou estudante, que esteja passando por um problema, é um problema nosso também. E neste caminho nós precisamos auxiliar, mesmo que ainda estejamos dando os primeiros passos”, comentou Martha.

Além do protocolo, as ações apresentadas no Seminário foram a escuta especializada de acolhimento em saúde mental, atendimentos em grupos e oficinas com diferentes abordagens e que buscam lidar com questões relacionadas à saúde mental. Para participar das oficinas é necessário fazer inscrição nos formulários que podem ser encontrados na página da UFSM. Além disso, outras ações que a CAED oferece são ciclo de rodas de conversa, palestras e ações institucionais.

A coordenadora da CAED, Silvia Pavão, comentou que as ações feitas na UFSM não devem acontecer de forma isolada, mas sim direcionadas em um objetivo em comum, em uma única fala e que interessem a toda a comunidade acadêmica. “As ações importam no ambiente acadêmico, pois as pessoas que vêm buscar os objetivos dentro da universidade precisam estar bem e com condições de ir em busca do que querem: a diplomação para os estudantes e, para os servidores, a completude do seu trabalho”, finalizou Silvia.

Texto: Mariane Machado, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Foto: Gabriel Escobar, estudante de jornalismo, bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista