Linc oferta para professores da UFSM minicurso sobre inglês como método de instrução

O uso do inglês em sala de aula pode ser uma ferramenta para a promoção da internacionalização das universidades

O Inglês como Meio de Instrução (EMI) é um fenômeno crescente na educação superior, seja no contexto nacional ou internacional. Esse crescimento tem sido impulsionado pela visão de que o EMI pode ser uma ferramenta muito significativa na promoção da internacionalização das universidades. Por isso, o projeto Línguas no Campus (Linc) promove na próxima semana o minicurso Linc Shorts #4: EMI – Inglês como Meio de Instrução para Docentes (módulo 1). No minicurso, serão levantadas questões e conceitos relevantes na reflexão sobre a escolha, planejamento e oferta dessa modalidade.

De forma sintética, o EMI consiste na incorporação da língua inglesa na mediação do ensino e da aprendizagem de conteúdos disciplinares que não têm interesse primário no aprendizado de línguas (por exemplo, disciplinas na área de química, economia, enfermagem e geografia, entre várias outras). Um dos aspectos mais associados ao EMI é o emprego da língua inglesa nas interações orais em sala de aula – explicações de conteúdo e perguntas e respostas, por exemplo. Contudo, o cenário de pesquisa indica a importância da formação docente e discente para adoção do EMI.

O minicurso Linc Shorts #4 destina-se a docentes efetivos da UFSM que tenham interesse em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre o EMI. Serão ofertadas duas turmas: uma ocorrerá na próxima quarta-feira (25), de forma presencial, e a outra, de forma online, será na quinta-feira (26). Ambas começam às 15h, serão gratuitas e gerarão certificação de 2 horas de atividades. Para se inscrever, basta acessar o formulário disponível neste link, preencher os dados pessoais e optar pela turma presencial ou online. Serão disponibilizadas 20 vagas para cada turma.

A formação EMI será ofertada em parceria com a equipe do Núcleo de Estudos sobre Letramentos Acadêmicos (Nela), que é coordenado pela professora Graciela Rabuske Hendges, do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras. O Nela vem pesquisando sobre a presença do EMI na UFSM desde 2018.

O Linc Shorts é uma ação do Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (Labler), que oferta cursos, oficinas, tutoriais e consultorias sobre linguagem e línguas para fins acadêmicos para a comunidade em geral, inclusive docentes, discentes e técnico-administrativos da UFSM.

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails admlabler@gmail.com e nela@ufsm.br, bem como nas páginas do Linc no Instagram e Facebook.