Orquestra Sinfônica de Santa Maria fará concerto alusivo à 38ª JAI

Marcado para a quinta-feira (26), o concerto será também um espetáculo de integração da UFSM com a Ufrgs

Desta segunda (23) até a próxima sexta-feira (27), ocorre a 38ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), o mais importante evento acadêmico da UFSM. Integrando a programação cultural da jornada, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria apresenta na quinta-feira (26) um concerto de integração com uma instituição coirmã da UFSM: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Marcado para as 20h, no Centro de Convenções, o espetáculo terá a participação especial, como solistas ao piano, de dois professores da instituição de ensino porto-alegrense: Dimitri Cervo – compositor residente da orquestra – e André Loss.

O concerto também vai homenagear o centenário de nascimento do compositor Bruno Kiefer (falecido em 1987), que foi professor de ambas as universidades. De origem alemã, ele fugiu do seu país junto com a família, quando ainda era criança, na época da ascensão do nazismo, estabelecendo-se no Brasil. O repertório do espetáculo pode ser conferido abaixo:

Programa:

Bruno Kiefer Um Nadinha de Música

I – Um Pouco Desolado

Dimitri Cervo Evocação para Orquestra*

Regência: Dimitri Cervo

Dimitri Cervo – Série Brasil 2010, Nº 4 – Rapsódia Maracatu para Piano e Orquestra

Solista ao piano: Dimitri Cervo

Felix Mendelssohn – As Hébridas, Op. 26

Regência: Dimitri Cervo

Ludwig Van Beethoven – Concerto para Piano Nº 5, Op. 73

I – Allegro

II – Adagio un poco moto

III – Rondo – Allegro

Solista ao piano: André Loss

* Estreia da obra, que é dedicada à Orquestra Sinfônica de Santa Maria e ao seu maestro, João Batista Sartor.

Ingresso solidário – Os ingressos para o espetáculo estão disponíveis para retirada, gratuitamente, em três locais: no Theatro Treze de Maio, na Rótula Papelaria (localizada em Camobi) e no Centro de Convenções da UFSM. Solicita-se ao público a doação, na entrada do concerto, de 1 kg de alimento não perecível.

O concerto é uma realização da UFSM (por meio da Pró-Reitoria de Extensão), da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e da sua associação cultural. Outras informações constam nos perfis da orquestra nas redes sociais (Instagram e Facebook).