Reflexão e emoção marcam a participação de Fabrício Carpinejar na Semana do Servidor Público

A palestra intitulada “Transformação pelo afeto: Que ninguém mais seja invisível ao seu lado” aconteceu na manhã de terça (31)

Com suas histórias e reflexões, Carpinejar levou o público tanto às lágrimas como às gargalhadas

Com uma programação que se estende do dia 19 de outubro ao dia 1º de novembro, a Semana do Servidor Público é promovida anualmente em alusão ao Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. Organizada pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a iniciativa visa homenagear servidores ativos e aposentados, além de proporcionar momentos de reflexão, informação e integração. A palestra “Transformação pelo afeto: Que ninguém mais seja invisível ao seu lado”, ministrada pelo poeta, cronista e jornalista Fabrício Carpinejar, foi uma das atividades mais aguardadas da programação dedicada aos servidores.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, esteve presente no evento saudando todos os servidores e agradecendo pelo trabalho desempenhado, que contribui para a transformação social. Schuch também reiterou o papel das pessoas como protagonistas na formação da universidade e a importância desses momentos de integração para relembrar a todos que a UFSM é feita de pessoas. “Parabéns a todos os servidores públicos da nossa universidade, que sigam lutando e transformando a nossa sociedade para que tenhamos um país cada vez mais justo”, disse o reitor.

Servidores encheram o Centro de Convenções para ouvir Fabrício Carpinejar

Escuta, reflexão e emoção

Com cerca de 850 inscrições, o Centro de Convenções da UFSM ficou cheio para a palestra de Carpinejar. O poeta subiu ao palco por volta das 10h, mas logo desceu as escadas para ficar mais próximo do público que preenchia o interior do local. As histórias da infância, como as proezas para tentar alcançar a invisibilidade, e as histórias de família, narradas de uma forma quase performativa, arrebataram a atenção de quem ouvia. Carpinejar tratou de temas como a pressa, que, segundo ele, é o grande mal contemporâneo. Através disso, passeou por diversas situações da vida em que se deixa de fazer coisas ou estar com pessoas por uma falta de tempo, que, na verdade, mascara a falta de vontade.

Carpinejar trouxe reflexões sobre enxergar o outro, o poder da palavra e da sensibilidade, que por vezes é vista como pejorativa, mas também é o que permite as maiores alegrias da vida.  Outra reflexão potente trazida pelo autor foi sobre oferecer o que se tem de melhor no momento para as pessoas a quem se ama e não guardar o melhor para ocasiões especiais ou para estranhos. Em meio às histórias de conhecidos e aos relatos rotineiros de sua própria vida, Carpinejar levou a plateia às lágrimas (através da reflexão sobre a morte e a passagem apressada da vida, que não vale a espera por momentos mirabolantes), bem como às gargalhadas, através da identificação com situações que, de tão comuns, se tornam cômicas.

Depois da palestra, Fabrício ofereceu abraços para quem precisasse, pois, segundo ele, o abraço cura. O momento de contato com os presentes foi redirecionado ao hall do Centro de Convenções, onde o autor  participou de uma sessão de autógrafos de seu novo livro “Manual do Luto”, o 51º lançado ao longo da carreira.

Texto: Júlia Maciel Weber, estudante de Jornalismo e estagiária da Agência de Notícias

Fotos: Ana Alicia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali