Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM tem crescimento no número de cursos com conceitos 4 e 5 no Enade

Exame avalia cursos de graduação através de provas e questionários aplicados aos formandos de cada área de conhecimento



O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram na terça-feira (31) os resultados do  Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicado em 2022. Com a divulgação dos resultados, é emitido o Conceito Enade, um dos indicadores de Qualidade da Educação Superior. Dos 18 cursos avaliados na UFSM, oito tiraram nota 4 e três nota 5, o conceito máximo. O exame foi aplicado em 27 de novembro de 2022, com  aproximadamente 421 alunos participantes da UFSM. 

Desempenho da UFSM 

Na edição de 2022, o destaque positivo foi para os cursos de Direito Diurno, Direito Noturno e Serviço Social, que obtiveram conceito 5. Administração Diurno, Administração Noturno, Ciências Contábeis Diurno, Ciências Contábeis Noturno, Ciências Econômicas, Jornalismo, Psicologia e Publicidade e Propaganda receberam o conceito 4. A diretora do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), unidade à qual esses cursos são vinculados, Sheila Kocourek, afirma que o Enade é um importante dispositivo de avaliação do processo formativo dos estudantes. Ela frisa que as notas do Centro em geral foram muito boas, mas que não se pode esquecer a pandemia, que forçou o ensino remoto e impactou em algumas notas. “Há de se se valorizar o esforço dos docentes e estudantes para superar todas as dificuldades e obter um bom desempenho no Enade”, entende Sheila, que também reafirma que a direção do CCSH está comprometida em garantir servidores e estrutura física para que a qualidade e excelência sejam mantidas. 

Confira os resultados completos:

Área de Avaliação

Município 

Conceito Enade (Faixa)

DIREITO

Santa Maria

5

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Santa Maria

4

ADMINISTRAÇÃO

Santa Maria

4

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Santa Maria

4

PSICOLOGIA

Santa Maria

4

JORNALISMO

Santa Maria

4

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Santa Maria

4

ADMINISTRAÇÃO

Santa Maria

4

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Santa Maria

3

DIREITO

Santa Maria

5

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Santa Maria

4

JORNALISMO

Frederico Westphalen

3

ADMINISTRAÇÃO

Palmeira das Missões

3

ADMINISTRAÇÃO

Palmeira das Missões

3

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Santa Maria

3

CIÊNCIAS ECONÔMICAS

Palmeira das Missões

2

SERVIÇO SOCIAL

Santa Maria

5

ADMINISTRAÇÃO

Santa Maria

SC


Para o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, o resultado demonstra uma melhoria perceptível da Universidade no Exame, visto que “11 dos 18 cursos avaliados na UFSM neste ciclo são nota 4 e 5, isso significa mais de 60% dos cursos avaliados pelo ENADE em 2022. Se olharmos para o resultado do ano anterior, tínhamos 50% dos cursos com as notas máximas”, aponta o gestor. 

Jerônimo também destaca que, além da certeza da qualidade do ensino e da capacidade dos concluintes, um fator importante no resultado foi o aprimoramento da comunicação entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd), as coordenações de curso e as Unidades, através de seminários e encontros específicos sobre o tema, a fim de que houvesse todas as informações necessárias para demonstrar, nos diversos processos avaliativos, a qualidade da UFSM. “Mais uma vez, os números comprovam a excelência da UFSM a partir dos seus concluintes à época, já que hoje a maioria dos que fizeram a prova do Enade em 2022 já são egressos inseridos no mercado de trabalho”, afirma. 

Ainda, a comparação com os resultados nacionais valorizam o desempenho da UFSM. Conforme o pró-reitor substituto de Planejamento, Fernando Pires Barbosa, houve uma melhora em relação aos índices do ano passado. Ele ressalta que a UFSM possui o dobro de nota das demais universidades no quesito da proporção dos conceitos mais elevados: “Mais de 60% dos cursos da UFSM que foram avaliados agora estão com conceito 4 e 5, que são os conceitos mais elevados, de qualidade. Para termos uma noção do panorama nacional nas universidades, de maneira geral,  34% dos cursos estão na faixa de conceito 4 e 5”. Não obstante, Fernando traz o dado de que, ao ampliar a amostra e incluir todas as instituições de ensino superior do Brasil, seja universidades, faculdades ou institutos, esse número cai para 25%.

A prova 

O Enade é voltado para estudantes concluintes dos cursos de graduação bacharelado ou tecnológico e, a cada ano, a prova é destinada a acadêmicos de um ciclo avaliativo diferente. Nesta edição, os cursos da UFSM avaliados foram:  Administração Diurno, Administração Noturno, Administração Diurno campus Palmeiras das Missões, Administração Noturno campus Palmeiras das Missões, Ciências Contábeis Diurno, Ciências Contábeis Noturno, Ciência Econômicas Diurno, Ciência Econômicas Noturno, Ciências Econômicas campus Palmeiras das Missões, Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, Direito Diurno, Direito Noturno, Jornalismo, Jornalismo campus Frederico Westphalen, Psicologia, Relações Internacionais e Serviço  Social.

O exame é constituído por um Questionário do Estudante, para traçar o perfil do aluno e para este avaliar a estrutura do curso, e uma prova para avaliação de desempenho dos estudantes, composta por itens de formação geral, comuns aos cursos de todas as áreas, e de componente específico, da própria área do acadêmico. 

Aplicabilidade dos resultados 

Os resultados de desempenho individuais no Enade são disponibilizados exclusivamente ao concluinte que participou da prova. O Boletim de Desempenho Individual do Estudante pode ser acessado pelo Sistema Enade. Neste portal, pode-se realizar uma consulta pública a respeito do desempenho das Instituições e demais estatísticas. 

O Procurador Educacional Institucional da UFSM, Douglas Flores de Almeida, conta que, neste primeiro momento, houve  apenas a divulgação do conceito Enade e as notas brutas do desempenho dos estudantes nas provas de Formação Geral e Componentes Específicos. “Estamos no aguardo da publicação de relatórios complementares para que os cursos, em conjunto com o seu Núcleo Docente Estruturante (NDE), tenham subsídios mais completos para verificar como realmente foi o desempenho dos seus alunos, levando em consideração a própria dificuldade da prova, para que a partir disso ações possam ser tomadas em busca de melhorias”, explica. 

O procurador informa que o Enade é um indicador de qualidade que, aliado a outros insumos, irá sustentar o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o qual combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, com previsão de divulgação em Dezembro. “O CPC é utilizado pelo MEC nos processos de renovação de reconhecimento dos cursos”, conta.

Também em dezembro, além do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Inep divulgará outros três indicadores: o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).  O IDD  é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor que o curso acrescentou ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos quando saem da Instituição (Enade) e quando entram (Exame Nacional do Ensino Médio – Enem). Já o IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior e corresponde à média das notas do CPC dos cursos de graduação e dos conceitos CAPES dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das instituições, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso.  Atualmente, a nota da UFSM é 4, do máximo de 5. 

Ademais, Douglas lembra que todos os anos o Enade é aplicado a um ciclo avaliativo de cursos diferentes. Em 2023, a prova será em 26 de novembro para formandos das áreas ao grau de Bacharel em Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Biomedicina; Enfermagem; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Farmácia; Fisioterapia; Fonoaudiologia; Medicina; Medicina Veterinária; Nutrição; Odontologia e Zootecnia. Já ao grau Tecnológico os formandos contemplados são das áreas de Estética e Cosmética; Gestão Ambiental; Radiologia; Gestão Hospitalar; Segurança no Trabalho; e Agronegócio. 

Texto: Gabrielle Pillon, estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64395

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes