Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professor e mestrando do PPGEA da UFSM lideram missão da ONU na Venezuela 

Projeto agrícola desenvolvido no país conta com a participação da UFSM



foto colorida horizontal com duas pessoas, uma delas faz a foto, a outra faz sinal de positivo com a mão esquerda, ambas sorriem e estão em uma fazenda iluminada com mato e céu ao fundo
Alencar Junior Zanon e João Vitor Santos de Souza

De 6 a 10 de novembro, ocorreu a gira técnica do projeto “ST 52: Incrementar rendimientos en soya y arroz, incorporando tecnologías digitales y protocolos agronómicos innovadores”, coordenado pela Onudi, uma agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU) na Venezuela, com participação da UFSM. Foram realizadas avaliações e transferência de conhecimento diretamente em lavouras de arroz e soja nos estados de Portuguesa, Cojedes e Guárico, que juntos representam a maior área de produção de arroz irrigado do país. 

O aluno de mestrado João Vitor Santos de Souza e o professor Alencar Junior Zanon, do Departamento de Fitotecnia e professor do Programa de Mestrado em Engenharia Agrícola da UFSM, estiveram juntos com a ONU visitando lavouras dos produtores integrados no projeto e que estão realizando o cultivo de soja nesse momento. Apesar de ser o primeiro ano do projeto, o impacto é extraordinário, os produtores estão muito otimistas com os primeiros resultados e já se planejam para terminarem a colheita da soja e iniciar a semeadura do arroz, avalia Alencar. 

O projeto também foi apresentado para os produtores do Estado de Guárico, que visitaram as lavouras dos produtores de Portuguesa e Cojedes para entender a dinâmica da soja em áreas de arroz e os pilares que devem ser seguidos para o sucesso do sistema. Além disso, foram apresentadas as primeiras análises dos fatores que estão afetando a produtividade do arroz, auxiliando a tomada de decisão dos produtores que estão se preparando para semear a cultura, sendo esse o tema da dissertação de mestrado de João. 

Foto: Arquivo pessoal

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64483

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes