Curso de Medicina da UFSM fica acima da média nacional segundo relatório da Associação Brasileira De Educação Médica

Instituição melhorou a média em todas as áreas analisadas

No dia 17 de outubro,  alunos do 1° ao 12° semestre do curso de Medicina da UFSM participaram da edição 2023 do Teste de Progresso da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem).  De acordo com o relatório gerado pela Associação, o Curso de Medicina da UFSM ficou acima da média gaúcha e nacional. Além disso, em comparação com a última edição (2021), o Curso melhorou sua média em todas as áreas de conhecimento na Medicina.

Os alunos responderam 120 questões distribuídas em áreas básicas, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria e saúde coletiva. Segundo o Coordenador do Curso de Medicina da UFSM, Rafael Vaz Machry, os dados servirão de ferramenta para o Curso analisar o conhecimento adquirido nas suas diversas disciplinas e manter o ensino médico em excelência. Conforme o site da Abem, o Teste de Progresso é uma avaliação cognitiva que verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante é contínuo e progressivo e se o conhecimento é elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas. O teste também avalia a qualidade do ensino médio, indicada pela aquisição progressiva de competências pelo estudante de medicina, ao longo da sua formação.

Machry ainda salienta que o curso vem trabalhando para melhorar a qualidade da formação dos estudantes, “Recentemente, os professores participaram de um curso de aperfeiçoamento docente, no qual abordamos técnicas para tornar as aulas mais inspiradoras e incentivar os alunos a melhorarem cada vez mais” finaliza.

Texto: Isadora Piovesan, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista