Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Minicurso de observadores de tempestades ocorre nesta sexta-feira em Frederico Westphalen

O minicurso ocorre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, no Salão Nobre da ACI e CDL



O Projeto de Extensão Rede Voluntária de Observadores de Tempestades (Revot) promove nesta sexta-feira (17), em Frederico Westphalen, o minicurso Treinamento da Rede Voluntária de Observadores de Tempestades. Serão ofertadas 80 vagas para gestores municipais do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Médio Alto Uruguai e comunidade em geral, com o objetivo de difundir as técnicas de observação de tempo severo como forma de complementar as informações meteorológicas sobre as tempestades que acometem, principalmente, o sul do Brasil. Como consequência do fenômeno El Niño, tecnicamente confirmado como moderado a forte neste ano de 2023, o sul do Brasil está sendo muito afetado com chuvas intensas desde o final do inverno e seguirá assim durante a primavera e o verão.

O treinamento de observadores de tempestades é um minicurso de extensão de 8 horas de duração, ministrado pelo professor Ernani Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Meteorologia da UFSM. Os observadores de tempestade serão voluntários, com conhecimento básico para identificar visualmente a aproximação de tempestades intensas, permitindo que se antecipem à possível ocorrência de fenômenos como granizos, vendavais, chuvas intensas e até tornados. O curso também instrui sobre como e a quem reportar as ocorrências e onde obter informações confiáveis de avisos e alertas meteorológicos.

O minicurso ocorre das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial (ACI) e Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), localizado na Rua do Comércio, 1013. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição.

O treinamento é promovido pelo curso de graduação em Meteorologia da UFSM e pelo projeto de extensão Observatório de Comunicação Pública e Política, do Campus da UFSM em Frederico Westphalen. O apoio para a realização do evento é da ACI/CDL e do projeto de extensão Comunicare RP.

Com informações dos cursos de Comunicação Social do Campus de Frederico Westphalen

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64543

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes