Ranking Universitário Folha aponta 5 cursos da UFSM entre os 10 melhores do Brasil

Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade estão nas melhores colocações

Na segunda-feira (13), foi divulgado o Ranking Universitário Folha (RUF). O RUF, anualmente, avalia universidades e seus cursos através de dados nacionais e internacionais, além de usar duas pesquisas de opinião do Datafolha. É dividido em 5 pontos com diferentes pesos: pesquisa (42% do total da nota),  ensino (32%) mercado (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%). Na classificação geral, a UFSM figura na 22ª posição nacional e é a 2ª entre as instituição públicas do estado.

Em relação aos cursos da UFSM, neste ano, 5 aparecem entre os primeiros 10 colocados do país. São eles:
Agronomia (6°)
Medicina veterinária (6°)
Engenharia de Controle e Automação (8°)
Medicina (9°)
Química (10°)

Além destes, outros destaques foram: Cursos de História, que obteve um grande crescimento no período, passando do 38º lugar na última edição do Ranking, em 2019, para o 18º em 2023; Odontologia, que figura na 13ª posição agora e estava em 33º lugar anteriormente; e Serviço Social que está na 17ª posição e figurava em 38º em 2019.