Território Imembuy é uma nova proposta para o desenvolvimento da região central do RS

Desde 2022, a UFSM – por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) – está trabalhando na implementação de uma nova proposta de desenvolvimento regional para os municípios do centro gaúcho. Inspirado na origem lendária de Santa Maria, o Território Imembuy objetiva estimular o turismo regional, articulando os dois geoparques mundiais (Quarta Colônia e Caçapava) já certificados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), bem como o projeto do Geoparque Raízes de Pedra, a unidade da UFSM em Silveira Martins, o Distrito Criativo de Santa Maria e outros municípios da região central do Rio Grande do Sul que se identifiquem com a proposta.

“Nossa estratégia é a integração do território, fortalecendo a identidade para a região central do estado e fomentando o desenvolvimento por meio do turismo. Esse é um trabalho iniciado com as estratégias dos geoparques, nos nove municípios da Quarta Colônia e em Caçapava do Sul. Com o Território Imembuy, queremos ampliar esse trabalho, olhando para toda a população da região”, destaca a pró-reitora adjunta de Extensão da UFSM, Jaciele Carine Vidor Sell.

A criação do território retoma a história e a vocação de Santa Maria como centro das conexões com as cidades próximas geograficamente. Considerado como o coração do estado, o município é marcado por um importante patrimônio histórico e cultural, englobando a história ferroviária, os festivais e as feiras internacionais, além da religiosidade. Desenvolvido com o apoio da UFSM, o Território Imembuy engloba 37 municípios e mais de 700 mil habitantes, e será um integrador e gerador de conhecimento, de pertencimento e de turismo para a região.

De acordo com o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a proposta busca fomentar a atuação regional da universidade. “Foi muito importante para a UFSM realizar uma força-tarefa junto aos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava. Agora, precisamos avançar, expandindo para toda a região e cumprindo com o que está previsto no desafio 6 – Desenvolvimento Local, Regional e Nacional – do Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade”.

O Território Imembuy foi pensado a partir das iniciativas exitosas da UFSM na certificação da Quarta Colônia e de Caçapava como geoparques mundiais da Unesco. A iniciativa almeja o desenvolvimento sustentável da região, promovendo a expansão econômica, a geração de emprego e renda e uma nova forma de relacionamento das comunidades locais com o território. A ação ainda servirá de suporte para que novas pesquisas científicas sejam desenvolvidas, fortalecendo este espaço como uma referência educacional.

As primeiras reuniões e os debates iniciais foram realizados ainda em 2022, apresentando a proposta para prefeitos e instituições de ensino da região, além de representantes do Governo do Estado e da comunidade acadêmica da UFSM. “Até o momento, estávamos focados no processo de certificação dos territórios de Caçapava e Quarta Colônia pelo programa de geoparques mundiais da Unesco – experiência em que fomos muito bem-sucedidos. A partir de agora, passamos para a segunda etapa do Território Imembuy, que é a articulação entre todos esses pontos fortes da região central”, afirma o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho.

Texto: Assessoria de Comunicação da PRE