Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM recebeu Embaixadora que luta pelo espaço das mulheres no Itamaraty

Irene Vida Gala palestrou durante a XI Semana Acadêmica de Relações Internacionais



Na última terça- feira (7), aconteceu a abertura da XI Semana Acadêmica de Relações Internacionais que recebeu a Embaixadora do Itamaraty, Irene Vida Gala para ministrar a palestra “Diplomacia e Gênero: Uma política externa inclusiva”. 

No evento, a Embaixadora que luta pelo espaço das mulheres dentro do Itamaraty abordou o tema da inclusão dentro da política externa e trouxe questões para repensar a estrutura da política externa brasileira. “É importante incluir a política de gênero em toda análise e prática da política externa. A reflexão realizada dentro da acadêmia tem que se ver refletida na prática, ao mesmo tempo com a construção de uma nova terminologia, e eu me refiro a politica externa feminista, que vários países já estão adotando. Portanto é a explicação de um novo termo que já está sendo aplicado”, afirma Irene.

A Embaixadora Irene Vida Gala é subchefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores, o Itamaraty em São Paulo e presidenta da Associação de Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB). Nos mais de 35 anos de carreira na diplomacia, Gala foi chefe da Divisão de África II (África Austral e lusófona) entre 1999 e 2004, foi Embaixadora do Brasil em Gana de 2011 a 2017, em Roma foi Cônsul-Geral Adjunta e em Acra, ocupou a chefia da Embaixada do Brasil. Esteve em missões permanentes em Lisboa, Luanda, Pretória, Nova York (ONU), Roma e Acra, além de missões provisórias, em Bissau, Lusaca e Dacar.

Pela sua carreira, sua posição dentro o Itamaraty e o espaço que a diplomata representa na luta por uma política externa inclusiva, Gala tem um papel de referência para diversas mulheres, que se sentem encorajadas a seguir carreira na relações internacionais. “Fico muito feliz de ver que mulheres como eu começam a ter um papel de referência para jovens. É muito bom percebermos que as mulheres conquistaram esse espaço, que ainda é diminuto, mas que consegue se expandir a cada dia.”, afirma a Embaixadora.

Associação das Mulheres Diplomatas Brasileiras (AMDB)

Formada por mulheres diplomatas brasileiras, a AMDB foi criada oficialmente em 2023, porém é o resultado de 10 anos de ação coletiva do grupo de mulheres diplomatas. Tem como objetivo a criação de um Itamaraty mais igualitário e representativo, promover a inclusão e o empoderamento feminino e avançar na pauta de gênero. A associação busca a diversidade e a inovação dentro do Itamaraty. Para saber mais acesse o site da instituição ou as redes sociais @mulheresdiplomatasbrasil.

XI Semana Acadêmica de Relações Internacionais

A semana acadêmica organizada pelo Diretório Acadêmico de Relações Internacionais (DARI) ocorreu dos dias 7 a 10 deste mês, e contou com a presença de diversas autoridades na área das relações internacionais. Ocorreram palestras sobre variados assuntos dentro da política externa, temas como “Os desafios da integração no continente africano no século XXI”, “A instabilidade e transformação na África Ocidental”, “Feminismo na China: Surgimento e consolidação nos tempos atuais ” e “A diplomacia brasileira e o conflito Israelo-Palestino”.

Texto e foto: Júlia Almeida, acadêmica de jornalismo, bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCSH

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64515

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes