Equipes juvenis e infantis da UFSM são campeãs da Liga Gaúcha de Voleibol

O Núcleo de Formação em Voleibol tem o apoio de um projeto de extensão do Campus de Palmeira das Missões

Comemoram os títulos na liga as três categorias do NFV reunidas – juvenil feminino, infantil masculino e feminino

O Campus da UFSM em Palmeira das Missões desde o início de 2023 é representada pelo Núcleo de Formação em Voleibol (NFV) em diferentes competições de base no Rio Grande do Sul, em especial na Liga Gaúcha de Voleibol (LGV). O ano foi intenso e com resultados positivos para o projeto, que se sagrou vencedor em todas as competições disputadas em três categorias (juvenil feminino, infantil masculino e feminino). Foram 11 competições e 11 títulos conquistados, com vários jogadores escolhidos como destaques das etapas da LGV.

Nos dias 28 e 29 de outubro, foi disputada a final estadual da LGV na cidade de Ijuí, na qual estiveram presentes os dois primeiros colocados das cinco diferentes regiões do Rio Grande do Sul. A final da liga reuniu equipes dos municípios de Pelotas, Bagé, Não-Me-Toque, Passo Fundo, Manoel Viana, Uruguaiana, Santo Ângelo, Horizontina, Ijuí, Sarandi e Vitor Graeff, entre outros. Contando também com o apoio do Colégio Dom Bosco, de Santa Rosa, e do Instituto Federal Farroupilha, o NFV foi campeão de forma invicta nas três categorias disputadas (juvenil feminino, com jogadoras nascidas a partir de 2005, e nas categorias infantil masculino e feminino, com atletas nascidos a partir de 2007). Os títulos são inéditos, visto que esta foi a primeira edição da LGV em uma final estadual nas categorias de base.

O Campus de Palmeira das Missões é apoiador do NFV por meio do projeto de extensão intitulado “Processo de formação de jovens atletas no voleibol: enlaces entre saúde, educação e esporte”, coordenado pelo professor Rafael Soder, juntamente com os professores Renato Menezes e Jeferson Duarte. Docente do Departamento de Ciências da Saúde, Soder é um dos técnicos das equipes, contando ainda com a parceria da professora Giovana Cristina Ceni, do Departamento de Alimentos e Nutrição.

O projeto teve inúmeros atletas como destaque, em especial os dois melhores jogadores (MVPs) da liga: Bruna Reghelin (melhor jogadora da competição infantil feminina) e Pietro Rafael Soder (melhor jogador da competição infantil masculina). Ainda foram destaques no infantil feminino e masculino Nicole Schimidtke (melhor central), Mariana Gallas (melhor levantadora) e Marlon Rutke (melhor líbero). Os destaques no juvenil feminino foram para as jogadoras Leticia Angst (melhor ponteira), Mariana Gallas (melhor levantadora), Ana Maria de Almeida (melhor central), Manuela Dresch (melhor oposta) e Luna Wagner (melhor líbero).

Os professores idealizadores do projeto (Rafael Soder, Jeferson Duarte e Renato Menezes) destacam que este foi o ano mais positivo desde o início do projeto, o qual começou em 2018.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus de Palmeira das Missões