Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Migraidh celebra seus 10 anos de existência com mostra comemorativa

A mostra pode ser visitada até o final do semestre letivo no hall do prédio 74C do campus sede



De caráter itinerante, a mostra encontra-se no hall do prédio 74C

Desde segunda-feira (20), o público pode visitar no hall do prédio 74C do campus sede a mostra comemorativa de 10 anos de existência do Migraidh – Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM. A mostra conta a história de uma década de atuação do coletivo na promoção e proteção dos direitos humanos da população migrante e refugiada e na luta por reconhecimento do direito humano de migrar. É um trabalho desenvolvido por atores de múltiplas áreas do conhecimento e voltado à redução das desigualdades. Em 10 banners, estão representados os eixos de atuação do coletivo e sua mobilização em nível nacional e local em torno da integração e inserção social de migrantes e refugiados.

Esta relação dialógica entre atores sociais, instituições e os sujeitos norteia as ações do coletivo em várias atividades. Como exemplo, podem ser citadas as rodas de conversa para o aprendizado do português como língua de acolhimento, a mediação para o acesso da população migrante e refugiada aos serviços públicos, o atendimento jurídico e documental, a inserção laboral, a formação de servidores públicos, a proposição da política de ingresso de migrantes e refugiados e a criação do Comitê Municipal de Atenção ao Migrante e Refugiado (Comire). Destaca-se ainda a criação na UFSM da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, há oito anos, por meio de convênio com a Agência das Nações Unidas para Refugiados.

A mostra ficará no prédio 74C até o final do semestre letivo. De caráter itinerante, a exposição passará também pela Reitoria, prédio da Antiga Reitoria e Biblioteca Central da UFSM, bem como pela Câmara de Vereadores.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64590

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes