Egresso da UFSM faz internato em um dos maiores hospitais veterinários dos EUA

Médico veterinário Antonio Alcemar Beck Júnior está desde junho no Hagyard Equine Medical Institute

foto vertical colorida de um homem, com roupas de cirurgião, fazendo cirurgia no que parece ser a pata de um cavalo deitada sobre uma mesa
Antonio Alcemar Beck Júnior em atividades no setor de cirurgia

Um egresso da UFSM está tendo uma oportunidade rara para médicos veterinários brasileiros: fazer internato em um dos mais prestigiados hospitais veterinários do mundo, o Hagyard Equine Medical Institute, nos Estados Unidos. Antonio Alcemar Beck Júnior está convivendo, trabalhando e aprendendo com alguns dos melhores e mais renomados cirurgiões de equinos do mundo, coroando uma trajetória de 12 anos de estudos na UFSM.

Graduado em Medicina Veterinária pelo Centro de Ciências Rurais (CCR) em 2015, Alcemar cursou o mestrado e o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, encerrando seu vínculo em 2022. Durante toda a pós-graduação, realizou atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de atuar no Setor de Equinos do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da UFSM. Foi o aprendizado e a experiência angariados na Instituição que o credenciaram a tentar uma das vagas mais disputadas por profissionais da área no mundo todo.

Alcemar iniciou suas atividades como interno do setor de cirurgia (Davidson Surgery Center) do Hagyard no início de junho deste ano, devendo permanecer até o final de julho de 2024. Além de ser o hospital de equinos mais antigo dos Estados Unidos, tem uma das maiores casuísticas do mundo. Isto porque está estrategicamente localizado na cidade de Lexington, Kentucky, cuja região é considerada um dos maiores polos mundiais de criação de equinos. “Esses fatores permitem uma rotina cirúrgica intensa e extremamente diversificada, proporcionando aos internos uma excelente fonte de aprendizado e uma sólida base de treinamento em cirurgia de equinos. Adicionalmente, somos expostos a atividades nas áreas de medicina esportiva, diagnóstico por imagem, anestesia, atendimentos externos e emergenciais, além de cuidados intensivos em equinos”, relata.

Três egressos da UFSM já tiveram a experiência

O contato de Alcemar com o Hagyard Equine Medical Institute se deu inicialmente por meio da relação de seu orientador de mestrado e doutorado, o professor Flávio De La Corte, do Departamento de Cirurgia de Grandes Animais, com um dos principais cirurgiões do hospital, iniciada em 2013, quando Flávio visitou as instalações. Desde então, outros dois egressos da UFSM também já foram internos na Hagyard: Diego De Gasperi, atualmente professor assistente na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, e Camila Cantarelli, residente em Cirurgia de Grandes Animais e cursando PhD na Universidade de Guelph, no Canadá. “Sem dúvidas, a recomendação do professor Flávio foi fundamental para o aceite de minha aplicação para o internato, além da excelente reputação construída pelos dois ex-alunos da UFSM. Isso certamente foi fundamental para que o hospital me contratasse para essa posição”, avalia o médico veterinário.

“O Alcemar é o terceiro egresso nosso a trabalhar no setor de cirurgia da Hagyard Equine Medical Institute, que é considerado um dos maiores do mundo, com 50 veterinários. Basicamente, ele está investindo na formação profissionalizante, pois trata-se de um Hospital que atende um número muito expressivo de cavalos”, relata o professor Flávio.

foto vertical colorida de um homem com roupas cirúrgicas fazendo uma cirurgia no que parece ser um cavalo, uma das patas está suspensa, e aparece parte do corpo, de pelagem marrom
Egresso da UFSM ficará no Hagyard até julho de 2024

Elogios ao HVU e à UFSM

A maior facilidade de acesso a insumos e tecnologias, como equipamentos de diagnóstico por imagem avançados, incluindo cintilografia e ressonância magnética, é a principal diferença que o egresso observa entre a realidade americana e a estrutura do Hospital Veterinário da UFSM. Entretanto, ele afirma que no HVU são realizados procedimentos diagnósticos e tratamentos com a mesma eficiência e competência de um hospital de primeiro mundo. “Hoje, posso afirmar que o Setor de Equinos do HVU está no estado da arte no que diz respeito a terapias e técnicas cirúrgicas aplicadas em seus pacientes, indubitavelmente, graças à dedicação e constante aprimoramento dos professores que o coordenam”, destaca.

Alcemar afirma ter certeza de que ter tido acesso a uma formação de qualidade nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSM foi fundamental nessa caminhada. “Sou extremamente orgulhoso e grato por ter recebido uma base de treinamento que me possibilitou estar preparado para este desafio. O curso de Veterinária da UFSM e o Setor de Equinos do HVU – nas figuras dos professores Flávio De La Corte, Roberta Pereira e Ricardo Pozzobon – foram as melhores escolas possíveis”, ressalta, destacando ainda que a ideia de capacitação no exterior sempre foi uma meta pessoal.

“Vivenciar uma cultura diferente e entender como a Medicina Veterinária é praticada fora do Brasil, para mim, é a realização de um sonho. Entendo que para um profissional obter sucesso necessita receber formação e treinamento diferenciados, aproveitar as oportunidades oferecidas e buscar sempre educação continuada. Nesse sentido, a filosofia “hands on”, na qual fui formado, prepara indivíduos com autonomia e senso crítico para os desafios do mercado de trabalho”, salienta.

Em relação às expectativas pós-retorno ao Brasil, Alcemar espera utilizar os conhecimentos e treinamento adquiridos para aprimorar sua atuação profissional nas áreas de clínica e cirurgia de equinos, além de treinar e formar novos recursos humanos na área, uma vez que pretende seguir carreira acadêmica.

Fotos: Arquivo pessoal