UFSM recebe prêmio CAPES Elsevier 2023 por pesquisas relacionadas à Erradicação da Pobreza

Resultado leva em conta a porcentagem das publicações entre as top 10% mais citadas em cada ODS

A  Universidade Federal de Santa Maria é uma das instituições ganhadoras do Prêmio CAPES Elsevier 2023, na categoria ODS 1 – Erradicação da pobreza. O prêmio tem o intuito de enaltecer a produção científica nacional que contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

De acordo com os dados elencados e analisados pela Coordenadoria de Planejamento Informacional (Coplin) da Pró-Reitoria de Planejamento da UFSM, as áreas com maior contribuição para o resultado obtido foram Ciências Ambientais; Medicina; Agricultura e Ciências Biológicas; Negócios e Contabilidade; Odontologia; Energia; Engenharia; e Enfermagem. Marcelo Kroth e Lucas Langner, da Coplin, explicam que essas áreas são definidas de acordo com o All Science Journal Classification (ASJC), uma classificação específica da Scopus, que pode não corresponder com exatidão às áreas adotadas pelas instituições, porém ajudam a evidenciar a interdisciplinaridade das pesquisas realizadas no contexto dos ODS.

Qualidade na pesquisa

Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, Cristina Nogueira, receber esta distinção e, consequentemente, o reconhecimento de estar entre as instituições mais importantes do Brasil pela excelência da produção científica é indicativo do alto padrão mantido pelos programas de pós-graduação da UFSM. “Este prêmio, na categoria ODS 1 – Erradicação da pobreza, é reflexo do esforço coletivo da nossa comunidade acadêmica na geração de conhecimento de vanguarda, com impacto internacional. Além disso, destaca que a ciência produzida em nossa Instituição está alinhada com as necessidades da sociedade”, avalia a pró-reitora.

Cristina também aponta que o resultado desse prêmio, juntamente com o expressivo desempenho obtido na avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação da Instituição no último período (2017-2020), evidenciam que o planejamento estratégico e os investimentos em pesquisa e pós-graduação têm conduzido a Universidade por um caminho consistente em direção à excelência. “Essa conquista reforça a dedicação contínua da nossa comunidade acadêmica à qualidade e ao impacto positivo, consolidando nosso papel como referência na produção de conhecimento científico relevante e aplicável”, reflete.

Para o futuro, Cristina indica ser possível que a UFSM se destaque também em outros ODS, como o ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável, categoria que já ocupa a 5ª colocação no Brasil.  Além dele, outro resultado bastante favorável é no Objetivo 17 – Parcerias para o Desenvolvimento. Neste quesito a UFSM saltou de 28,7 pontos em 2021, para 65,7 em 2022, ocupando a 11ª posição no país.

A premiação

Essa é a quinta edição do Prêmio, que tem como objetivo principal reconhecer o empenho de pesquisadores, instituições e universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento.

Os vencedores foram selecionados a partir do indicador que analisa a porcentagem das publicações entre as top 10% mais citadas em cada ODS, extraído da ferramenta de avaliação de produção científica e de métricas, SciVal, da Elsevier. Os dados foram exportados de acordo com a atualização do dia 25 de outubro de 2023. Além do indicador, são elegíveis para concorrerem ao prêmio as instituições com mais de 2.000 documentos nos últimos 5 anos (2018-2022), e, ainda, as top 100 instituições com contribuição a cada ODS.

A entrega do prêmio acontecerá no dia 05 de dezembro.

Consolidação de Resultados

Em junho de 2023, a revista britânica Times Higher Education (THE) já havia destacado a atuação na UFSM frente aos ODS. De acordo com o THE, a UFSM está em primeiro lugar no país no ODS 1 – Erradicação da Pobreza. Nessa avaliação, foi levado em conta a pesquisa realizada nas universidades sobre pobreza e suas atuações e suporte para estudantes e cidadãos pobres das comunidades locais.