Grupo de Extensão Prisional da UFSM realiza o 1° Sarau Literário na Penitenciária Estadual

O sarau é fruto de um grupo de leitura, cujas obras são escolhidas pelos próprios apenados, com base em seus interesses, vivências e experiências pessoais

Aconteceu na Penitenciária Estadual de Santa Maria, na última sexta-feira (24), mais uma ação cultural inovadora: o primeiro Sarau Literário promovido pelo Grupo Temático de Extensão Prisional, vinculado ao convênio da UFSM com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). A atividade proporcionou uma atmosfera única, onde os participantes puderam expressar suas emoções e talentos por meio da literatura. O sarau contou com o envolvimento entusiasmado de 15 apenados do grupo de Remição pela Leitura contemplados pelo projeto, demonstrando a importância da arte como expressão e ressocialização. A programação contou com performances de poesias, leitura de crônicas e relatos pessoais que preencheram todo o evento, destacando o poder transformador da cultura no ambiente prisional.

A cooperação para o desenvolvimento das atividades ocorreu com o intuito de realizar reflexão e contribuir com a crescente valorização de iniciativas que buscam integrar e humanizar a experiência carcerária. O evento não apenas promoveu a criatividade e o diálogo, mas também desafiou estigmas, proporcionando uma visão mais ampla sobre a capacidade de reinserção mediada pelo incentivo à leitura. O grupo de extensão surge como uma ação que entende o ambiente penal como um espaço de cultura, vendo o acesso a livros como abertura para novas visões de mundo e de si mesmo.

A primeira edição do sarau é fruto do grupo de leitura, cujas obras são escolhidas pelos próprios apenados, com base em seus interesses, vivências e experiências pessoais. Os títulos trabalhados incluem autores como Chimamanda Ngozi Adichie, Carolina Maria de Jesus, Douglas Adams e Sérgio Vaz. Os encontros quinzenais também oferecem como contrapartida a redução da pena a cada livro lido. Segundo o psicólogo da equipe técnica prisional, Cristian Colovini, o evento é uma oportunidade de exercitar a escrita e o compartilhamento, desenvolvendo habilidades como falar em público e trabalhos em equipe, que podem colaborar com o processo de ressocialização e cidadania. A ideia dada pelo próprio grupo é que as produções autorais sejam reunidas em uma coletânea e publicadas.

O primeiro sarau literário marca um passo significativo em direção a uma abordagem mais inclusiva e compassiva na promoção da reabilitação, como afirma Victor De Carli Lopes, coordenador de Cidadania da UFSM e da ação de remição pela leitura. “Foi muito gratificante ver a ideia do Sarau Literário ter sido tão bem abraçada por todos os envolvidos. Ainda mais provocador do que ler, entender e interpretar o que se está lendo, é produzir textos que coloquem para fora em forma de arte nossos sentimentos, anseios e vontades. Ver os 15 participantes da Remição pela Leitura se desafiarem e declamarem seus textos autorais uns para os outros foi uma experiência fortalecedora. São as linhas dos livros abrindo novas possibilidades”, afirma. Além da chance de remissão através da leitura, a UFSM está atualmente realizando mais de 10 iniciativas de extensão em instituições penais nas cidades de Santa Maria, Palmeiras das Missões e Cachoeira do Sul, como parte do convênio entre a universidade e a Susepe.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação do Observatório de Direitos Humanos da UFSM