Em sua 2ª edição, o evento Polifruti vai abordar problemas e soluções em fruticultura no RS

Neste evento, alunos do Curso Técnico em Fruticultura vão falar das vivências que tiveram em propriedades de todo o estado

O auditório do Colégio Politécnico da UFSM recebe no dia 16 de dezembro a 2ª edição do Polifruti. Neste evento, alunos do Curso Técnico em Fruticultura vão falar das vivências que tiveram em propriedades de todo o Rio Grande do Sul, no segundo semestre deste ano, como atividade da disciplina Vivências em Fruticultura I, ministrada pelos professores Ezequiel Redin e Róberson Macedo de Oliveira. Com início às 7h30min e previsão de término às 12h30min, a programação do evento inclui painéis, debates e relatos de experiências sobre temas como instabilidade climática, videiras e vinícolas, produção de morango e cadeia produtiva da nogueira-pecã.

Durante o semestre, os alunos realizaram visitas técnicas em propriedades com foco na fruticultura, com o objetivo de realizar um diagnóstico rápido e participativo. As experiências nas propriedades apontaram os principais problemas enfrentados pelos fruticultores, os quais são o foco do 2º Polifruti, evento que é protagonizado em sua integralidade pelos alunos que estudam na modalidade a distância.

A disciplina Vivências em Fruticultura I foi pensada de forma coletiva entre os professores e a equipe de discentes do curso. Através do uso de metodologias ativas, estratégias de ensino que incentivam os estudantes a aprender de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, os alunos trouxeram problemas práticos dos empreendimentos de fruticultura no Sul do Brasil, para sistematização e construção de um evento que possa abordar questões centrais e necessárias ao campo da fruticultura.

Além do Colégio Politécnico, o 2º Polifruti conta com o apoio de organizações de extensão rural, empresas públicas e privadas, cooperativas e estudantes do curso de Fruticultura. O público-alvo é constituído por agricultores, estudantes, pesquisadores, cooperativas, empresas e demais interessados na área. As inscrições estão abertas até o dia 15 de dezembro, por meio de formulário on-line.

Outras informações constam nas páginas do Curso Técnico em Fruticultura no Instagram e Facebook, bem como em seu canal no Youtube.