Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM Futsal: preparando jovens dentro e fora das quadras

Equipe da universidade promove treinamentos gratuitos para adolescentes na categoria sub-13



Tudo começa pela base. Desde outubro deste ano, a UFSM Futsal – time da universidade nas competições de futebol de salão, como a primeira divisão do Campeonato Gaúcho – está promovendo treinamentos gratuitos para adolescentes da categoria sub-13, nascidos entre 2010 e 2011, interessados em praticar e evoluir no esporte. As atividades acontecem nas quartas e sextas-feiras, no Pelea Deportes y Bar, a partir das 13h30min.

Cerca de 15 meninos fazem parte da iniciativa, que tem como objetivo, além do fomento da modalidade e da “estruturação” dos jovens como atletas, desenvolver virtudes como caráter, respeito e responsabilidade. Guilherme Carlson, goleiro do elenco adulto da instituição e treinador do esquadrão, explica o porquê de escolher tal categoria para iniciar a expansão do projeto.

O goleiro Carlson (em pé, à dir.) e o profissional de educação física Daniel Giuliani (em pé, à esq.) são os responsáveis por treinar e orientar os meninos

“Foi uma particularidade minha. Eu já trabalhei com a base do Novo Horizonte, equipe de futebol da cidade, e nós recebemos o convite de jogar uma competição de futsal para motivar os guris. Eu estava auxiliando a comissão do sub-13 do clube e os meninos ‘jogaram muita bola’. Eu me diverti horrores vendo eles em quadra. Então, acabei me encantando e pensei: ‘é o momento de fazer acontecer. Depois damos um jeito’”, conta o técnico.

Além de Carlson, integram o projeto o profissional de educação física Daniel Giuliani, na realização das práticas, e o professor do Departamento de Desportos Coletivos da UFSM Frederico Lima, nas questões administrativas. Para participar, basta fazer contato pelo número (55) 9.9131-3202, via WhatsApp. Não é necessário realizar qualquer tipo de pagamento de mensalidade.

O treinador destaca que a iniciativa não é como as tradicionais “escolinhas”, mas sim uma equipe autêntica, com preparação e treinamentos. Dessa forma, é recomendado que os interessados já tenham envolvimento no esporte ou, até mesmo, jogado em outros times. Ainda que, no momento, somente meninos façam parte das atividades, o grupo também está aberto à entrada de meninas.

A aplicação dos valores em quadra

Para Carlson, a missão do esquadrão não é única e exclusivamente formar atletas, mas sim pessoas aptas para se inserir na sociedade, no mercado de trabalho e como estudantes na própria UFSM. Com isso em mente, o técnico apresenta os princípios como responsabilidade e comprometimento a partir da montagem e da condução dos exercícios.

“A gente tem que trabalhar com eles sempre falando da importância do respeito, do companheirismo, do caráter, tanto no dia a dia como na formação deles como jogador, através do diálogo, fazendo eles refletirem. O futsal é um esporte coletivo, não adianta querer resolver tudo sozinho”, afirma o treinador. Ele complementa: “no cotidiano de treinamentos de uma equipe, em meio ao estresse e à sede por vitórias, você tem que ter uma boa relação com as pessoas”.

O técnico usa como exemplo sua experiência na UFSM Futsal, pois, em 2022, o experiente goleiro Edes Marinho Cavalheiro chegou ao time da universidade e Carlson foi reserva definitivo durante a temporada. “Essa situação não é fácil, principalmente na nossa posição, por não termos revezamento embaixo das traves por grande parte do tempo. Quando me deparei com essa questão, tive que desenvolver algumas posturas. Eu sabia que, por mais que eu não estivesse jogando, era importante eu me manter ali para o grupo, para motivar o Edinho e para o ambiente”, declarou o treinador.

Os treinamentos do projeto ocorrem nas quartas e sextas-feiras, no turno da tarde, em uma quadra no centro da cidade

O futsal como porta de entrada

Passados dois meses do início dos trabalhos, Carlson revela que a receptividade dos adolescentes acerca das práticas é positivo, apesar dos percalços. “Sinto que ainda estamos com algumas dificuldades burocráticas e organizacionais, mas o engajamento está bom. Os guris raramente faltam e, quando o fazem, são por motivos plausíveis. Eles estão gostando da proposta”, comentou o técnico.

Para o treinador, isso se dá em função de sua linha de comando, uma vez que os treinos têm uma linha de duração curta, porém com muita intensidade e jogabilidade, o que acaba motivando os jovens. Em função de a equipe não estar disputando torneios atualmente, ele acredita que é difícil analisar a questão da qualidade dos meninos no que diz respeito à habilidade. “Entretanto, com base na minha experiência, o nível está bem alto”, disse Carlson.

Gabriela Pedrozo, mãe de Gabriel, de 13 anos, conta que, além dos treinamentos serem importantes para a preparação física de seu filho, a equipe sub-13 está “trazendo um pouco da UFSM para o cotidiano”. “Ele acaba desenvolvendo outras habilidades, não só a do futsal, como agilidade, força e, até mesmo, a integração entre os colegas. Também, agora com o projeto, parece que aumentou a curiosidade dele sobre a universidade. Isso já começa a puxar mais para o lado do estudo”, afirmou a responsável, formada em Educação Especial pela instituição.

Admiro Amaral, aposentado e avô de Pietro, de 12 anos, conta que logo após as atividades seu neto não consegue deixar de comentar sobre o treino. “Ele gosta muito. Nunca falta. É legal para os adolescentes terem esse espaço livre durante a tarde, já que estudam pela manhã”. Para ambos os jovens participantes, treinados por Carlson, o melhor aspecto da iniciativa é poder jogar “de maneira solta”, ainda que aprendam durante os exercícios.

Futuro dos projetos da UFSM Futsal

De acordo com o treinador, a ideia é que, em 2024, o time passe a disputar competições em Santa Maria e, na medida do possível, cidade afora. Ainda, no próximo ano, a UFSM Futsal deve passar a contar com uma escolinha sub-17. Em 2023, o técnico já conseguiu formar um esquadrão sub-15, nos mesmos moldes do sub-13, mas com cerca de 12 alunos.

No momento, o “clube” de futebol de salão da universidade já conta com duas categorias, além da adulta: a equipe feminina, vice-campeã da segunda divisão estadual desta temporada (com vaga garantida na elite gaúcha) e a divisão sub-20. Os tradicionais guris da Federal retornam às quadras em abril, para a disputa da Série Ouro.

Texto: Pedro Pereira, estudante de Jornalismo e voluntário da Agência de Notícias

Fotos: Ana Alícia Flores, estudante de Desenho Industrial e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-64801

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes