Acadêmicas de curso EaD da UFSM lançam livro de contos produzidos por alunos da Educação Básica

Obra foi desenvolvida durante estágio supervisionado em escola de Três Passos

foto colorida quadrada com quatro pessoas, sendo um homem, cada duas pessoas seguram um livro em mãos, mostrando a capa, em uma sala de aula com um tela de projeção ao fundo
Obra foi inicialmente apresentada na JAI
As alunas do curso de Letras Português e Literaturas EaD da UFSM Elenara de Oliveira Frizzo e Tatiana Correa da Silva lançaram um livro de contos que é resultado das disciplinas de Estágio Supervisionado I e II no Ensino Fundamental, ministradas pelos professores Cristiano Egger Veçossi e Joceli Cargnelutti.

“Quem conta um conto?” é o nome do livro organizado com contos produzidos, durante o estágio supervisionado, pelos alunos do 7º ano 2 da Escola Municipal Ildo Meneghetti, do município de Três Passos, sob regência da professora Neldi Toquetto.

Inicialmente, a obra foi apresentada na 37ª edição da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM, e o seu lançamento oficial ocorreu na Expo Ildo, evento que envolve a comunidade escolar com exposição dos melhores trabalhos produzidos pelos alunos da escola na qual ocorreu a regência.

Segundo as acadêmicas, a publicação do livro coroa com sucesso um percurso imbuído de muitos desafios e superação. Para elas, mais do que uma conquista acadêmica, significa que conseguiram extrair o melhor dos alunos e plantar uma semente de possibilidade na vida de cada um deles.

Cristiano ressalta que ficou muito feliz com a produção e circulação do livro com os contos dos estudantes, já que tal iniciativa, promovida pelas estagiárias como produto final do estágio e validada pela escola, “materializa a ideia de produção textual como processo e com leitores para os textos dos alunos, além do professor”. Já Joceli completa que “é um orgulho para nós termos alunos que se destacam nos estudos das disciplinas de estágio e na dinamização das atividades da disciplina junto às escolas campo de estágio”.

A coordenadora do curso, Andréa Reginatto, reitera a importância do vínculo do curso, dos alunos e dos professores com a Educação Básica, pois é determinante para que se possa fortalecer os espaços de ensino. Além disso, ações como essa demonstram os impactos positivos da formação de professores pela UAB, cuja missão está voltada à interiorização do Ensino Superior.

A ideia das acadêmicas é disponibilizar o livro no ambiente virtual para download, contribuindo e servindo de incentivo para a prática de estudos de outros alunos e estagiários.

Texto: Equipe de Comunicação da Coordenadoria de Tecnologia Educacional