A rede de apoio por trás dos vestibulandos

Espalhadas pelo campus, diversas famílias aguardam os estudantes concluírem as provas

Vera Inserte, Camila Lanes e Marciane Lanes tomam chimarrão para aguardar familiares (Foto: Thais Immig)

Embaixo das árvores, dentro dos carros, em cangas, cadeiras de praia, jogando baralho ou tocando violão. É possível encontrar familiares de candidatos ao vestibular por todo o campus sede da UFSM, aguardando que seus filhos, primos, netos e amigos concluam as provas deste final de semana, em que ocorrem o Processo Seletivo Seriado (PSS) e o Vestibular de Verão da Instituição. Para os vestibulandos, a presença de amigos e familiares é essencial para aliviar o estresse e o nervosismo que um processo seletivo pode causar.

É por esse motivo que Camila Lanes, Marciane Lanes e Vera Inserte resolveram passar o domingo no campus esperando duas vestibulandas da família concluírem as provas: “o apoio, o amor e o carinho que a gente transmite para elas fazem com que elas se sintam mais seguras”, conta Marciane, mãe de Carolina, uma das jovens que desejam cursar Medicina, e Camila, prima de Carolina complementa:elas se sentem menos ansiosas até com a nossa presença aqui.” Sentadas em cadeiras de praia e uma canga, elas contam que aguardam as vestibulandas com lanches, sorrisos e abraços.

Adriano Caetano, Rosangela Caetano e a pequena Helena aproveitaram para se divertir enquanto aguardavam o fim da prova (Foto: Ana Alicia Flores)

Quem também veio preparado para passar o dia na UFSM é Marcelo de Castro, pai da vestibulanda de Medicina Veterinária, Joana Castro. Vindos de Cruz Alta, pai e filha tomavam chimarrão para aguardar o momento de ingressar no prédio de prova. Segundo Castro, a bebida deve fazer com que o tempo transcorra mais rapidamente: “vou ter que passar na assistência, ficar aguardando ela fazer a prova e dando suporte necessário. Com mate pra poder encurtar o tempo, apressar o relógio [risadas], sem colocar pressão em cima dela”, explica o pai da vestibulanda.

Egresso do mesmo curso que a filha deseja fazer, Marcelo de Castro se emociona ao voltar à Universidade depois de anos, para realizar o sonho da filha: “é gratificante retornar à universidade depois de bastante tempo. Chegar aqui e ver ela está buscando o mesmo curso que eu” relata com alegria o pai de Joana.

“Estou encantada com a UFSM”

Vindos de Caçapava do Sul, Vanuza de Oliveira e Carlos de Oliveira estão aproveitando para conhecer a UFSM neste domingo, enquanto sua filha realiza as provas para tentar ingressar no curso de Letras. Questionados sobre o que estavam fazendo para passar o dia, os pais da vestibulanda contam estar aproveitando o tempo para ler e fazer caminhadas pela Universidade, e afirmam estarem surpresos com a beleza da UFSM: “muito boa [a UFSM]. Eu fiquei encantada porque não conhecia. Achei um lugar calmo e tranquilo”, aspectos que a família de Caçapava considera fundamental para que sintam que sua filha está segura em Santa Maria.

Ao encontro deles, os pais de uma vestibulanda de Direito, Rosane de Sá e Dirceu Dirk, vindos de Ijuí, afirmam estarem satisfeitos com a infraestrutura da Instituição, que transmite muita segurança a eles: “a Universidade é excelente não só por ser uma Federal e por ter um ‘pessoal gabaritado’ dando aula, mas também pela tranquilidade que a gente fica de deixar a Alice [filha deles] vindo morar aqui, porque há apartamentos perto daqui e é tudo monitorado dentro da UFSM, desde a rua de acesso”, expõe Rosane.

Vanuza de Oliveira e Carlos de Oliveira aguardam o fim das provas do vestibular nas sombras da UFSM (Foto: Thais Immig)
Rosane de Sá e Dirceu Dirk aguardam a filha concluir prova na UFSM (Foto: Thais Immig)

Sentados em cadeiras de praia em uma sombra próxima ao prédio de realização da prova de sua filha, o casal conta que costumava acompanhar o filho mais velho em provas de vestibular e Enem e que, agora com a filha mais nova, pretendem manter a mesma rotina, pois acreditam que isso ajuda a diminuir o nervosismo não só dos jovens, mas deles próprios que acompanharam todo o processo de estudo dos filhos e torcem pela suas aprovações.

Pais estiveram presentes também no PSS

No campus e na UFN, quem esteva aguardando pode cofnerir a última edição da Revista Arco

No prédio da UFN, onde ocorreu a aplicação da prova do PSS no sábado (13), muitos familiares estiveram acompanhando os candidatos também. A vestibulanda Isadora Stefanello, que pretende cursar psicologia, esteve acompanhada de sua mãe, Verani Stefanello, de Júlio de Castilhos. Durante a espera, avaliou positivamente a oportunidade de os alunos concorrerem por meio do PSS a uma vaga na UFSM. Ela acredita que acompanhar a filha neste momento é um apoio necessário.

Da mesma forma, a secretária da cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, mãe de Gustavo Carneiro, aluno do CTISM na UFSM, faz um panorama positivo para o retorno do vestibular e novas formas de acesso aos cursos de graduação a nível federal: “a cidade toda se prepara pra esses dias, porque mesmo no Enem não existe talvez todo esse movimento pontual.” Rose confia na qualidade do ensino da UFSM e destaca o fato de Santa Maria ser uma cidade universitária e oferecer diversas oportunidades de cursos para os estudantes, bem como sua excelência no ensino ser fator que traz novos estudantes de diversos lugares do país.

Texto: Laurent Keller, estudante de jornalismo, com a colaboração de: Graziela Machado Rocha, estudante de jornalismo
Foto de capa: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial
Edição: Mariana Henriques, jornalista