Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Parcerias rumo à aprovação

Diversas empresas fizeram-se presentes no largo do Planetário durante o Vestibular, oferecendo brindes ao público. A participação delas foi via edital



O caso da empresa Delivery Much é especial, pois a empresa nasceu na UFSM. Foi criada em 2011 na Incubadora Tecnológica de Santa Maria

Durante os dois dias do Vestibular 2024, quem fez as provas no campus sede da UFSM, localizado em Santa Maria, pôde entrar em contato com diversas ações que estavam acontecendo no largo do Planetário. As ações foram as mais diversas, como a distribuição de brindes, refrigerantes, copos, chaveiros, e outras atividades que divertiram e encantaram os candidatos. Assim, eles puderam conhecer diferentes empresas de Santa Maria, com as quais estarão em contato se estudarem na UFSM.

Ação e parceria

Durante os dias do Vestibular, uma empresa que nasceu na UFSM esteve presente. Trata-se da Delivery Much, que foi criada na Incubadora Tecnológica Santa Maria em 2011. Um dos objetivos do Delivery se fazer presente foi gerar experiência, além de abordar o seu produto e mostrar a empresa para a comunidade de Santa Maria e para outras pessoas que ainda não a conheciam. Os vestibulandos que passaram pelo estande da companhia podiam fazer um pedido pelo aplicativo e ganhar um picolé e uma água.

O diretor de operações próprias e sócio da empresa, Adriano Costenaro, conta que ficou surpreso com a procura. “Vimos que muitas pessoas já conhecem a marca, e muitas outras […] tiveram a oportunidade de pela primeira vez utilizar o nosso aplicativo”, contou Adriano. Além disso, a empresa foi contemplada em edital e agora faz parte do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec), e a partir desse ano vai desenvolver novas tecnologias e projetos em parceria com a UFSM.

O público marcou presença na Polifeira do Agricultor

Ainda no largo do Planetário, a tradicional Polifeira do Agricultor também esteve presente e os seus feirantes comercializaram produtos coloniais, bolos, doces, pastéis e outras mercadorias. O feirante Marco Antônio Paez comentou que estava surpreso com a quantidade de pessoas presentes e de ver a alegria dos vestibulandos. “Muitas pessoas vêm de fora e acabam conhecendo os nossos produtos e consequentemente aumentam as nossas vendas.” Além dele, havia outros feirantes que ajudaram a alimentar os candidatos e seus familiares.

Outra ação importante que aconteceu foi a do Grupo Diário, que esteve presente junto com seus parceiros e fez várias atividades para os vestibulandos. Junto ao Diário, estiveram o Totem Vestibulares, Delivery Much, Cancian Imóveis, Gaiger, Claro e Auto Giro Veículos.

O supervisor de marketing, da Imobiliária Cancian, Thiago Trindade, umas das parceiras do Diário, comentou que um dos objetivos da imobiliária, ao participar de um evento como o Vestibular da UFSM, é justamente tranquilizar e auxiliar os estudantes, oferecendo brindes e fazendo um quiz de conhecimento, além de conversar também com os pais e proporcionar outras atividades. “Este não é o momento de fechar um negócio, queremos justamente lembrar que eles são acolhidos, sinto que este não é papel apenas da Cancian, mas também de outros parceiros que estão conosco aqui nos arredores”, afirmou Thiago.

O estande do Grupo Diário reuniu várias empresas no largo do Planetário

A Rádio Atlântida mais uma vez marcou presença entre os parceiros do Vestibular da UFSM. No espaço Vestibulounge, os comunicadores da rádio estavam lá para animar e informar quem passava pelo local. Segundo Lucas Zimmermann, do setor de eventos do Grupo RBS, a ideia era melhorar o que já havia sido feito no Vestibular Extraordinário de 2023. Ele continua a dizer que já era esperado o calor, mas, mesmo assim, a temperatura surpreendeu. Com isso, a Atlântida providenciou água para todos, tanto quente, para chimarrão, quanto fria, para refrescar.

Aliado a isso, pensou-se também em formatos diferentes para os parceiros e para que o público aproveite as marcas através de ativações, acrescenta Lucas. Dentre as empresas presentes, estavam a Imobiliária Gallina, a Rede Super, o cursinho Riachuelo e o banco Sicredi. Para Lucas, foi o casamento perfeito, visto que o público passava pelo espaço e já ganhava garrafa de água e blocos de notas, dentre outros brindes.

A parceria foi um sucesso, tanto que na tarde de domingo os brindes estavam esgotados. Dentre os momentos de destaque, Lucas cita o momento em que os candidatos formaram fila para pegar água antes da prova. “Então conseguimos deixar o nosso espaço movimentado ao longo do dia inteiro”, relata, ao mencionar que professores do Riachuelo ficavam no ar na rádio dando dicas para a prova, como também disponíveis para os presentes no Planetário.

Tenda do Vestibulounge onde estavam presentes parceiros da Atlântida

A voz dos vestibulandos

Uma figura marcante em torno do Vestibular em Santa Maria é o comunicador Fabiano Oliveira. “Nós da Atlântida temos um carinho muito grande por esse momento, porque ele é mais do que dois dias de prova, com três provas diferentes, é um momento de muitos sonhos, é um momento de muita expectativa de quem faz a prova, de quem torce por eles, e nós nos associamos a essa torcida”, expressa. Ele conta sua alegria em contar histórias e acreditar nos estudantes, assim como a audiência começa a torcer pelo que ouve.

Na sua rotina, Fabiano faz uma cobertura completa do Vestibular. “A nossa cobertura no sábado começou às 10h da manhã e foi até às 17h da tarde. Ou seja, começou bem antes da prova e terminou depois da prova. E o domingo é um dia que é mais intenso. Nós chegamos aqui às 5h30min da manhã e vamos ficar aqui até as 19h da noite, para não escapar nada da nossa cobertura, para poder contar para a galera tudo que envolve esse momento”, conta.

O comunicador salienta a questão histórica do vestibular e sua volta depois de 10 anos. “Para a gente isso também é bastante emblemático. Eu sou um santa-mariense apaixonado por Santa Maria, então pra mim também é legal de poder contar essas histórias”, relata. Como profissional, começou a cobrir o evento em 2005, contabilizando 14 edições em que acompanhou e esteve presente nos ouvidos dos vestibulandos. Já se contar os vestibulares não só da UFSM, Fabiano acredita que chegou a 50 edições.

Texto: Gabrielle Pillon e Mariane Machado, estudantes de Jornalismo

Fotos: Gabriel Escobar, estudante de Jornalismo

Edição: Lucas Casali

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65005

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes