Prae divulga edital de seleção do Programa de Benefício Socioeconômico

É necessário que a renda familiar per capita do solicitante seja de igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) publicou nesta segunda-feira (19) o edital do processo seletivo, para o primeiro semestre letivo de 2024, do Programa de Benefício Socioeconômico. O benefício pode ser solicitado até o dia 19 de abril por estudantes dos níveis médio, pós-médio, de graduação e pós-graduação, dos campi da UFSM em Santa Maria, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Cachoeira do Sul. Para tal, é necessário que a renda familiar per capita do solicitante seja de igual ou inferior a um 1,5 salário mínimo. A solicitação deve ser feita na página do Benefício Socioeconômico, na qual consta a lista dos documentos exigidos e onde os mesmos devem ser anexados.

Prioridade – São considerados público prioritário no acesso ao Benefício Socioeconômico os estudantes que ingressaram na UFSM – a partir do 1º semestre de 2022 – por meio das cotas LB_PPI, LB_Q, LB_PCD e LB_EP, bem como os alunos que ingressaram pelo Processo Seletivo Indígena, Processo Seletivo de Ingresso de Pessoas de Comunidades Quilombolas e Processo Seletivo para Ingresso de Refugiados e Imigrantes em Situação de Vulnerabilidade. Para esse público, está dispensada a apresentação de documentos comprobatórios da realidade socioeconômica.

Essa dispensa não vale para estudantes que optaram pelo sistema de ações afirmativas, nas mesmas cotas mencionadas acima, mas que ingressaram pela ampla concorrência. Entretanto, esses alunos também são considerados público prioritário.

Informações detalhadas sobre o processo seletivo constam no edital Nº 06/2024 da Prae.