Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comunidade é convidada a participar do acolhimento aos estudantes estrangeiros

Secretaria de Apoio Internacional promove ações que estimulam uma rede de apoio para quem chega a Santa Maria



Em todos os semestres, a UFSM recebe estudantes estrangeiros que chegam à Universidade por meio dos diferentes convênios firmados pela Instituição. Neste ano, 58 acadêmicos vindos de 20 países vão encontrar em Santa Maria a oportunidade de expandir conhecimentos e trocas culturais. 

O primeiro contato desses estudantes é com a Secretaria de Apoio Internacional (SAI), que conta com uma equipe de acolhimento e atividades de integração dos intercambistas, tanto com a Universidade quanto com a comunidade. A secretária executiva Angélica Iensen, responsável pelo Núcleo de Acolhimento, conta que as ações vêm sendo ampliadas para atender às demandas dos intercambistas que chegam à Instituição. “A SAI trabalha para fornecer um apoio desde a chegada dos estudantes, e nos preocupamos com a  adaptação e melhor estadia deles aqui”, destaca.

Angélica pontua que a primeira demanda da SAI junto aos intercambistas é o alojamento. Estudantes que chegam pela Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) ficam na Interhouse, alojamento no Campus Sede, mas que tem um número limitado de vagas. “Por isso o comprometimento da comunidade também é muito importante”, enfatiza Angélica. “Muitas vezes esses estudantes estrangeiros buscam um local na cidade e acabam tendo mais dificuldades para encontrar, por conta da língua, dos contratos das imobiliárias que solicitam fiador, por exemplo”, complementa a secretária.

Foi motivada pela necessidade inicial de encontrar um alojamento para os acadêmicos que a SAI lançou a campanha “Hospede um estrangeiro”, em que pessoas interessadas podem se cadastrar para fornecer um alojamento, com os custos cobertos pelo estudante internacional. No formulário de inscrição, a pessoa interessada pode elencar alguns critérios, como nacionalidade, gênero e curso e, a partir disso, será contatada pela SAI quando houver um estudante que preencha os quesitos. A campanha abrange a comunidade em geral e a pessoa interessada em hospedar um intercambista não precisa ter vínculo com a UFSM.

“Ser amiga internacional foi uma experiência maravilhosa”

“O estudante estrangeiro já encontra empecilhos de comunicação na Universidade, principalmente por conta da língua. Agora imagine no restante da cidade, para comprar algo, pegar um ônibus”, conta Angélica. Da observação dessas necessidades dos acadêmicos surge outra iniciativa da Secretaria, o Amigo Internacional, em que acadêmicos da UFSM e demais pessoas interessadas podem se candidatar para acompanhar e apoiar a adaptação de um aluno estrangeiro que chega em Santa Maria. O cadastro para se tornar um amigo internacional é feito via formulário e fica aberto o ano todo. 

Para quem chega em um novo país, a adaptação é facilitada quando se tem apoio. Foi o caso da Paula Medina, que veio da Colômbia. “Minha amiga internacional foi muito atenciosa e tornou tudo mais fácil. Nós nos conhecemos na Universidade, ela me ensinou a acessar o RU e sempre esteve disponível durante o semestre”, conta. A relação de Paula com a amiga internacional, Thaiani Cardoso, extrapolou os muros da Universidade quando foi convidada para passar o feriado de Natal na casa dos pais da estudante. “Pude conhecer a família dela, me receberam e eu me senti parte deles, isso alavancou minha experiência na UFSM, sem dúvidas”, conta a colombiana. 

Para Thaiani, acadêmica de Relações Públicas na UFSM e amiga internacional de Paula, a experiência também foi gratificante. “Ser amiga internacional foi uma experiência maravilhosa. A gente teve muitas trocas culturais, eu pude aprender muito da língua espanhola, da cultura dela, e consegui estender essa experiência para minha família também”, conta. A estudante conheceu o programa pelas redes sociais da SAI e hoje propaga os benefícios de fazer parte. “Eu ganhei uma amiga. A Paula marcou minha experiência na graduação e me possibilitou uma troca cultural que eu nunca tinha imaginado”, complementa. 

“Desde a chegada na cidade, os intercambistas precisam de apoio, para retirar a documentação necessária, para entender como acessar o Restaurante Universitário, conhecer o campus. O amigo internacional fornece esse apoio”, conta Angélica. A secretária também relata os avanços concretizados pela SAI nos últimos anos para ampliar o atendimento aos estudantes estrangeiros, como o encaminhamento para realização do cartão do SUS assim que o acadêmico chega na cidade e o fornecimento de atendimento médico pelo programa Saúde da Casa. 

Durante o ano também são realizadas ações que fomentam a integração entre os próprios intercambistas. No último semestre, os acadêmicos puderam conhecer pontos culturais de Santa Maria, como o estádio do Inter de SM e a quadra da escola de samba Unidos do Itaimbé, onde participaram da festa alusiva ao Dia do Vizinho. São estimuladas, ainda, ações que promovam trocas culturais entre os alunos, como o “Culinary Exchange”, dia em que cada intercambista faz comidas típicas de seu país e pode experimentar as dos demais. “Ano passado não conseguimos compilar todas as receitas e transformá-las num livro, mas este ano queremos fazer”, conta Angélica. A SAI também proporcionou o contato dos estudantes estrangeiros com os alunos indígenas da UFSM, que puderam lhes apresentar sua cultura. 

Angélica enfatiza ainda a importância da recepção aos intercambistas como forma de fomento à internacionalização da UFSM. “Quando os estudantes vêm e são bem recebidos, na Universidade e na cidade como um todo, eles passam a divulgar a nossa Instituição, o que vai atrair outros alunos, novos convênios e assim por diante”, destaca. “Precisamos mostrar o que temos de melhor e o acolhimento é muito importante para isso”, complementa a secretária. 

Mais informações sobre as ações da SAI, formas de apoiar e como ser um amigo internacional, no site e nas redes sociais. 

Texto: Milene Eichelberger, acadêmica de Jornalismo
Edição: Ricardo Bonfanti

Arte: Daniel Michelon De Carli
Fotos: Arquivo/SAI

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65162

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes