Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pode Chegar dá início à Calourada 2024

Início da recepção aos calouros contou com a divulgação da atuação de setores da UFSM e serviços disponíveis na cidade



Das 10 às 18h o público pôde conhecer melhor o que a universidade e Santa Maria podem oferecer aos calouros

As grandes atrações da Calourada, como o  rapper Rashid, e a banda Maskavo irão ocorrer a partir da próxima segunda (11), mas a largada para a semana de comemorações pelo início de mais um semestre começou neste sábado (09), com o “Pode Chegar”, realizado na Gare. Para o evento a UFSM levou representantes da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Pró-Reitoria de Extensão (Pre). O espaço contou praça de alimentação, brinquedos infláveis e apresentação de atrações locais como o  DJ Dodô, a dupla Lara e Bianca e a bateria Tirana do Curso de Medicina da UFSM.

Estiveram presentes no espaço e circularam pelo local o reitor da UFSM, Luciano Schuch, a vice-reitora, Martha Adaime, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobon, além de público de todas as idades. “Essa ideia surgiu no ano passado, junto com a Calourada, mas não foi possível realizar na época. O objetivo é integrar o pessoal que está chegando em Santa Maria com a comunidade santa-mariense e com a nossa comunidade da universidade”, explica o reitor. 

No estande da Prae, os alunos puderam tirar dúvidas a respeito do Benefício Socioeconômico (BSE) e sobre o ingresso e atendimento psicossocial na moradia estudantil, que está com edital aberto até o dia 19 de abril. O setor também oferece oficinas e auxílios estudantil para alunos que não possuem o BSE.

“É muito importante termos ações assim porque quando o estudante chega há muita informação e ele acaba se perdendo, além disso o fato do nosso prédio (48 D) ser um pouco distante dos cursos é uma dificuldade adicional. Então nós queremos melhorar a nossa comunicação com os estudantes”, destaca Priscila Marques do Núcleo de Atenção ao Estudante da Prae. Durante as duas primeiras semanas de aula a pró-reitoria irá atuar em conjunto com os Centros de Ensino para dar seguimento na divulgação dos seus serviços nas recepções de cada curso.

Representantes da Biblioteca Central, como Rosane Evaldt, também estavam próximos ao palco com informações úteis para calouros, formandos  e pós-graduandos. Ela explica que além do empréstimo de livros e materiais bibliográficos, a biblioteca também auxilia em pesquisas em banco de dados acadêmicos, como o portal de periódicos da Capes, formatação de trabalhos acadêmicos, através de orientações individuais, ou em grupos e oficinas de qualificação aos alunos que podem ser solicitadas pelos professores. 

Além da UFSM, outras universidades da cidade expuseram seus cursos e estrutura nos estandes, além da presença de representantes de bancos, imobiliárias, da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros e Centro de Formação de Condutores (CFC), que ofertam serviços de moradia, transporte e financeiros, que também fazem parte da vida universitária. 

Pais e filhos de olho na programação

O casal Edmilson e Daniela veio acompanhar a filha Ana Clara, aprovada no curso de Medicina da UFSM

Entre os presentes estava a família de Santa Maria composta por Ana Clara Guerra (17), que irá ingressar no curso de Medicina, e seus pais, a dona de casa Daniela Guerra (46) e o militar Edmilson Silveira (41). “Vim por conta dos serviços para os estudantes. Poder encontrar pessoas para tirar as minhas dúvidas, ainda mais hoje, onde tudo é tão online, me traz tranquilidade. Estou ansiosa para começar as aulas e conhecer a UFSM por dentro, como aluna”, conta Ana Clara enquanto aguardava a apresentação da bateria do seu curso.

A tranquilidade também foi sentida pela mãe, que destacou a importância da acolhida. “A Universidade é muito diferente do ambiente escolar, onde as coisas são entregues nas mãos dos alunos, é preciso ter muito mais autonomia e isso pode assustar um pouco quem está chegando, mas conversar com alguém já traz um alívio”. Além do interesse na nova rotina da filha, a segurança do local que receberá a maior festa da cidade até a próxima quinta também interessa ao casal. “Houve uma preocupação com a segurança e prestação de serviços, mas o evento está bem organizado. No dia da festa nós podemos dar uma olhada no andamento, mas só isso porque a gente fica meio deslocado, porque essa fase já passou”, finaliza o pai.

Neste domingo (10) ocorre a “Professorada”, onde será realizada a 1ª Corrida do Professor de Santa Maria a partir das 7h30min, com disputa para caminhada (2 km) e corrida (3 km e 5 km) com largada na Gare. Das 10 às 18h, o espaço segue com atividades e as atrações musicais ficam por conta do DJ Diego Vaz, da banda Tudo Di Bom e o concerto “Santa Maria canta Rita Lee”. Para Liciane Brun, superintendente de Cultura de Santa Maria, a programação elaborada pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Liga das Interatléticas de Santa Maria e o DCE, tem como objetivo fazer jus ao título de “Cidade Cultura” que a cidade carrega.

Gare recebeu brinquedos infláveis, camas elásticas, shows no palco e apresentação da bateria do curso de Medicina

Por uma universidade sem assédio e cada vez mais próxima da comunidade

No estande da Pró-Reitoria de Extensão estavam materiais de divulgação das redes sociais da Pró-Reitoria, do Observatório de Direitos Humanos (ODH) que debate e estimula a participação da comunidade acadêmica em ações de Cidadania e da Casa Verônica, parte do ODH responsável pelo acolhimento de vítimas da violência de gênero e da promoção da igualdade de gênero na Instituição. Uma das ações promovidas pela casa, em parceria  com outros setores, é a campanha UFSM Sem Assédio.

A campanha UFSM Sem Assédio irá realizar ações específicas na semana da Calourada além de divulgação em diferentes meios

A técnica em assuntos educacionais da Pre, Rone Maria Rachele, explica que a campanha começou nesta semana com a divulgação de imagens com referências a textos divulgados nas redes sociais da Casa Verônica e com a exposição de um outdoor na entrada da Universidade. A campanha ainda inclui a distribuição de panfletos durante a semana da Calourada e a divulgação de um vídeo que também deve ir ao ar no mesmo período.

O estande da Pre também trouxe as ações que a UFSM desenvolve em conjunto com a comunidade e que contam com a participação dos estudantes como bolsistas ou voluntários, funcionamento de espaços de divulgação científica como o Museu Gama D’Eça e o Planetário. 

Rone também cita a importância dos projetos realizados na Pró-Reitoria na vida de todos os calouros, já que os currículos de todos os cursos destinam 10% de sua carga horária para atividades de extensão, bem como a aproximação e os benefícios que são levados para a comunidade externa. “O mais importante é levar a universidade para fora dos muros com esses projetos pensados aqui para a comunidade e integrá-la aos projetos e na atuação dentro da sua comunidade”, enfatiza.

Confira as atrações da Calourada a partir de segunda-feira:

Atrações: CALOURADA | DIA 11 (SEGUNDA-FEIRA)

  • Horário: 19h à 0h
  • Onde: Gare
  • Entrada: gratuita
  • Atrações: Rafa Rafuagi, Rashid, DJ Octave e DJ Vini Fantin
  • Serviços: praça de alimentação (lanches e bebidas com preços acessíveis), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde

CALOURADA | DIA 12 (TERÇA-FEIRA)

  • Horário: 19h à 0h
  • Onde: Gare
  • Entrada: gratuita
  • Atrações: 50 Tons de Pretas, Dj Marcela Lambertini e Dj Smith
  • Serviços: praça de alimentação (lanches e bebidas com preços acessíveis), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde

CALOURADA | DIA 13 (QUARTA-FEIRA)

  • Horário: 19h à 0h
  • Onde: Gare
  • Entrada: gratuita
  • Atrações: Maskavo, Dj VR3NO, Dj Palma e Bateria Tirana
  • Serviços: praça de alimentação (lanches e bebidas com preços acessíveis), segurança reforçada, banheiros químicos e serviços de saúde

CALOURADA | DIA 14 (QUINTA-FEIRA)

  • Horário: 19h à 0h
  • Onde: Gare
  • Entrada: gratuita
  • Atrações: Ana Piccoli, Batalha da Gare (Roraima + Corap), Mc Justina Monteiro e Dj Grillo Beatz


Texto: Bernardo Silva, acadêmico de jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista
Fotos: Gabriel Escobar da Silva, acadêmico de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65360

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes