Evento internacional reúne pesquisadores do Brasil e Espanha para debater sobre comunicação

Objetivo do encontro é fomentar a integração entre grupos de pesquisa, promover a internacionalização e o intercâmbio de ideias, experiências, relatos de estudos, pesquisas e culturas

Seminário reúne pesquisadores do Brasil e Espanha para dialogar sobre comunicação

Iniciou nesta quarta-feira (20) e segue até quinta-feira (21), o Seminário Internacional Comunicação, Trabalho, Territorialidades e Poder e o 1º Encontro de Grupos de Pesquisa em Comunicação Brasil/Espanha. O evento foi organizado de forma bilateral entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidad de Sevilla (US) e é realizado simultaneamente nos dois países.

O encontro foi articulado por Gibsy Lisiê Caporal Soares, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e que realiza um período de doutorado Sanduíche no Exterior, na Universidade de Sevilla. A organização conta com o apoio dos seguintes grupos de pesquisa: Gcinco – Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM/Brasil), ComPoder – Comunicación, Poder y Pensamiento Ético ante el Cambio Global (Fcom/Universidad de Sevilla/Espanha), Grupo Estudos Culturais e Audiovisualidades (UFSM/Brasil) e Nós Pesquisa Criativa (UFSM/Brasil). O seminário também tem o apoio do programa Capes-Print e do CNPq.

Flavi Lisboa assinou o Livro de Honras da Universidad de Sevilla em nome da UFSM

A programação do evento inicia na tarde de hoje (horário brasileiro) com uma mesa de abertura, da qual fazem parte Maria Ivete Trevisan Fossá, coordenadora do Gcinco; Rosalba Mancinas Chávez, coordenadora do ComPoder;  Flavi Ferreira Lisboa Filho, coordenador do Grupo Estudos Culturais e Audiovisualidades; Juliana Petermann, coordenadora do Nós Pesquisa Criativa e Gibsy Lisiê Caporal Soares.

Posteriormente, acontecem quatro mesas de debate que abordarão os seguintes temas: Comunicação, Trabalho e Desenvolvimento dos Territórios, coordenada por Flavi Lisboa; Trabalho Publicitário, Criatividade e Plataformas Digitais, coordenada por Juliana Petermann; Comunicação, Inovação, Algoritmos e Jogos, coordenada por Juliete Sussi de Oliveira, da Universidad de Sevilla; e Poder, Política e Meios de Comunicação, coordenada por Vanessa Ledezma-López, da Universidad Autónoma de Chihuahua, México. Dentre os participantes, estão professores, pesquisadores e alunos de diferentes instituições.

Ao chegar no evento, parte do grupo brasileiro foi recebida pelo Decano da Facultade de Comunicção de Sevilha, Luís Navarrete, e pela Vicedecana e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidad de Sevilla, Rosalba Mancinas Chaves. Na ocasião, Flavi Lisboa foi convidado a assinar o Livro de Honras da instituição espanhola em nome da UFSM.

A programação completa pode ser encontrada no site do Gcinco.